Arquivos disponíveis para Download: 2

13ª Plenária Nacional da CUT

Selecione abaixo o(s) formato(s) disponível (is) e faça o download da publicação:

Informações sobre o arquivo

A 13ª Plenária Nacional da CUT aconteceu no Espaço Adamastor, na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo, e reuniu 614 delegados, sendo 390 homens e 224 mulheres.
Ela se deu em um momento histórico singular no Brasil, onde pela primeira vez uma mulher ocupa a Presidência da República.
A Plenária avaliou a atuação do movimento sindical e definiu estratégias para o próximo período, entre as quais: combater a crise, construção de um modelo de desenvolvimento com maior participação popular nas decisões políticas, sustentabilidade econômica, social e ambiental, distribuição de renda e a valorização do trabalho, assim como atualização e o fortalecimento do projeto sindical CUTista para disputa de hegemonia na sociedade. Durante a Plenária ocorreu o lançamento da Campanha “Liberdade e Autonomia: por uma nova estrutura sindical”, uma antiga bandeira da CUT.
O seu encerramento foi com uma grande mobilização contra a privatização dos aeroportos, realizada no Aeroporto de Cumbica e que contou com a presença de sindicalistas de todo o Brasil. A 13ª Plenária Nacional da CUT homenageou Waldemar Pires de Oliveira, sindicalista da Construção Civil, que muito lutou pela organização da categoria e da CUT, e que faleceu em 30/04/2010.