Formação

Gestão: 2015 - 2019

Estado: Santa Catarina

Categoria: Agricultura Familiar

Rosane Bertotti é agricultora familiar e formada em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Atuou em várias frentes no movimento do campo, passou pelo Sindicato dos Trabalhadores em Agricultura Familiar de Marema-SC, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF SUL) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Estado de Santa Catarina, como secretária estadual de Formação.

Foi secretária Nacional de Comunicação da CUT entre os anos 2006 e 2015, representa a entidade na coordenação do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC) e integra o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) representando a sociedade civil.

A dirigente sindical também faz parte do Conselho Consultivo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé nacional, está dirigente no Sindicato da Agricultura Familiar de Xanxerê, Santa Catarina, e integra a Rede Brasileira Pela Interação dos Povos (REBRIP).

Em 2015 foi eleita secretária de formação da CUT Nacional.

Atribuições

XI - Compete ao/à secretário/a de formação:
a) elaborar e desenvolver a política geral de formação, de acordo com os objetivos expressos neste Estatuto;
b) coordenar e sistematizar o conjunto das experiências e atividades de formação das entidades filiadas e instâncias da CUT, garantindo a linha de formação comum, de acordo com os princípios deste Estatuto; Página: 25
c) documentar e analisar as experiências de luta e organização dos/as trabalhadores/as no país e os fatos relacionados à CUT, buscando a construção permanente de sua memória histórica;
d) estabelecer convênios com entidades sindicais, instituições acadêmicas e centros especializados para desenvolver a política de formação no âmbito nacional e, no âmbito internacional, através da Secretaria de Relações Internacionais;
e) coordenar e orientar as secretarias de Formação Sindical da CUT nos estados e das Confederações e Federações nacionais.