Juventude

Gestão: 2015 - 2019

Estado: Alagoas

Categoria: Rural

Edjane Rodrigues tem 26 anos, nasceu na cidade de Pão de Açúcar, Alagoas e hoje mora em Ouro Branco, sertão Alagoano.

Iniciou sua militância em 2007 como Agente de Desenvolvimento Local no “Projeto Convivência com o Semiárido”. Atuando no projeto promovido pela Cáritas Brasileira, que é uma organização social e católica, Edjane além de promover a economia solidária no assentamento, passou também a organizar a juventude local.

Em meio a esse processo, Edjane participou da fundação da Federação das Associações Comunitárias de Ouro Branco, onde prestou serviço comunitário por um ano.

Teve participação na criação da Comissão Municipal de Jovens no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ouro Branco, sendo a primeira coordenadora da comissão em 2008.

Ainda em 2008, conquistou sua participação no Coletivo Regional de Jovens do Sertão de Alagoas, Colegiado de Implementação das Ações Territoriais do Médio Sertão.

Destacando-se no trabalho com a juventude e eleita no ano de 2012, para a Secretaria Geral do STTR de Ouro Branco, e em 2014 assume a Secretaria de Políticas para Mulheres Trabalhadoras da FETAG – AL.

Atualmente é vice-presidenta do STTR de Ouro Branco e integra a direção estadual da CUT Alagoas. Foi eleita durante o 12º CONCUT para Direção Executiva Nacional da CUT, a frente da Secretaria Nacional de Juventude para o período de 2015 a 2019.

Atribuições

XIII - Compete ao/à secretário/a da juventude:
a) elaborar, coordenar e desenvolver políticas no interior da CUT para a promoção de jovens trabalhadores/as e da juventude, relativas ao trabalho, subsidiando as instâncias horizontais e verticais e as entidades filiadas nos seus respectivos âmbitos;
b) organizar os/as jovens trabalhadores/as para intervir no mundo do trabalho e sindical sobre as questões que interferem na vida laboral da juventude;
c) estabelecer e coordenar a relação da CUT com as organizações e entidades dos movimentos sociais juvenis, dentro dos princípios definidos neste Estatuto;
d) coordenar e orientar as secretarias da juventude nos Estados e das Confederações e Federações nacionais;
e) promover o intercâmbio de experiências e estabelecer convênios de cooperação para o desenvolvimento das políticas de juventude da CUT com entidades sindicais, institutos especializados no âmbito nacional e internacional, através da Secretaria de Relações Internacionais;