• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Lula vence todos os adversários nas eleições presidenciais de 2022, mostra pesquisa

O ex-presidente Lula continua à frente de todos os 10 possíveis adversários nas próximas eleições presidenciais. Ele venceria tanto no primeiro como no segundo turnos, mostra Atlas Político

Publicado: 07 Setembro, 2021 - 12h51

Escrito por: Redação CUT

Ricardo Stuckert
notice

O ex-presidente Lula (PT) continua liderando as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2022, tanto no primeiro turno, quanto num eventual segundo turno, em todos os cenários simulados pelo Instituto Atlas ,

De acordo com a pesquisa divulgada nessa segunda-feira (6), na disputa contra até 10 adversários, os eleitores preferem Lula.

No primeiro dos três cenários simulados para o primeiro turno com 10 candidatos, Lula teria 40,6% das intenções de votos contra 34,5% de Jair Bolsonaro (ex-PSL).

Na terceira posição aparece o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) com 7,8%. Os tucanos, João Dória (PSDB), governador de São Paulo e Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, vêm atrás com 3,1% e 2,6%, respectivamente.

Os demais candidatos teriam os seguintes índices de votação: O senador tucano do Ceará Tasso Jereissati (0,7%), o ex-prefeito de Manaus, o também tucano Arthur Virgílio (0,3%). Os apresentadores de TV José Luiz Datena, que se filiou recentemente ao PSL, alcançaria apenas 2%, menos do que Danilo Gentili (2,4%) e do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,(2,4%).

Confira dos demais cenários de 1º Turno com quatro candidatos

Lula ( 42,5%)

Bolsonaro ( 35,4%)

Ciro Gomes (9,3%)

João Dória (6,6%)

Indecisos, brancos e nulos ( 6,1%).

Com quatro candidatos, mas Leite no lugar de Dória

Lula ( 42,5%)

Bolsonaro (35,3%)

Ciro Gomes (10,3%)

Eduardo Leite (5,8%)

Indecisos, brancos e nulos ( 6,1%).

Segundo Turno

Num eventual segundo turno o atual presidente da República perde para Lula e Ciro Gomes.

Lula (52,5%) X Bolsonaro (35,9%)

Brancos e nulos (11,65%)

Lula ( 39,3%) X Ciro (23,3%)

Brancos e nulos (37,4%)

Ciro (46,3%) X Bolsonaro (36,1%)

A pesquisa mostra que Bolsonaro também perde a disputa para Doria e Mandetta, mas dentro da margem de erro.

O atual presidente venceria Eduardo Leite e o ex-juiz Sergio Moro, sem partido.

Imagem de líderes políticos

Bolsonaro tem a maior imagem negativa dentre os líderes políticos pesquisados pelo Atlas Político.  A imagem negativo do atual presidente da República subiu de 62% (julho) para 63% ( setembro). Em maio de 2019, no início da pesquisa, ele tinha imagem negativa para 46% da população. Ele é seguido por João Dória com 55%.

No quesito imagem positiva, Lula tem a melhor avaliação da população com índice de 46%. Fernando Haddad (PT-SP) empata neste quesito com Bolsonaro. Ambos têm 35%.

O Instituto Atlas coletou respostas de 3.146 pessoas por meio de questionário online, entre 30 de agosto e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais: 64% reprovam gestão pessoal de Bolsonaro e 61% acham governo ruim e péssimo