• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Lula recebe visita de catador de materiais recicláveis como ocorre em todo Natal

O ex-presidente recebe a visita de dois amigos: o catador de materiais recicláveis Luiz Henrique, que vai com uma caravana a Curitiba celebrar o tradicional 'Natal dos Catadores', e o escritor Raduan Nassar

Publicado: 13 Dezembro, 2018 - 13h33 | Última modificação: 13 Dezembro, 2018 - 13h59

Escrito por: Redação CUT

Ricardo Stuckert
notice

Mesmo mantido preso político há oito meses na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, o ex-presidente Lula nunca está sozinho. Além dos milhares de militantes que não arredam pé da Vigília Lula Livre, onde fazem atos em defesa da liberdade de Lula e dão 'bom dia', 'boa tarde' e 'boa noite' ao ex-presidente todos os dias desde o dia 7 de abril, Lula recebe toda quinta-feira a visita de amigos e das mais diferentes personalidades do Brasil e do mundo.

Nesta quinta-feira (13), Lula receberá a visita de dois amigos: o catador de materiais recicláveis, Luiz Henrique da Silva, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e o escritor e vencedor do mais importante prêmio literário da Língua Portuguesa - o Prêmio Camões - Raduan Nassar.

Luiz Henrique da Silva irá a Curitiba acompanhado de uma caravana de catadores de todo o País. A ideia é celebrar na Vigília Lula Livre o tradicional ‘Natal dos Catadores’, uma celebração histórica e simbólica da qual Lula sempre participou desde que assumiu a Presidência da República.

O tradicional natal junto aos catadores de papel foi uma iniciativa pessoal do ex-presidente. Para Lula, esses trabalhadores mereciam ser tratados com a devida importância e, por isso, sempre fazia questão não só de participar da celebração de Natal, mas também de recebê-los no Palácio do Planalto.

Lula foi o primeiro presidente da história do Brasil a receber um grupo de catadores oficiais e atender a demanda apresentada por esses trabalhadores e trabalhadoras.

"Em que momento da História um catador pôde usar a tribuna num palácio governamental? Em que momento da História um morador de rua pôde utilizar a palavra no Palácio presidencial em qualquer país do mundo? Por isso que o Brasil, aos poucos, vai sedimentando práticas e exemplos que podem ajudar na conquista da democracia no mundo. Porque também é preciso uma evolução da sociedade para compreender a função de cada um, para jogar no lixo o preconceito", disse Lula em 2006, quando recebeu os trabalhadores no Palácio do Planalto.

Relembre a entrevista em que Lula se emociona ao falar dos catadores de materiais recicláveis:

Natal dos Catadores na Vigília Lula Livre

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação de Lula, Fernando Haddad, também deve participar do ato natalino na Vigília Lula Livre.

Horário: 17h
Endereço: Rua Sandália Monzon, 164, Santa Cândida – Curitiba

*Com informações Agência PT

carregando
carregando