• Kwai
MENU

Formação a todo vapor na Escola Sul: FFI e Seminário da Juventude

Na última semana (31) a Escola Sul deu início ao primeiro módulo do curso de Formação de Formadores e também realizou o Seminário Regional da Juventude do Projeto CUT-DGB (3 e 4 de junho)

Publicado: 08 Junho, 2022 - 16h10 | Última modificação: 08 Junho, 2022 - 17h34

Escrito por: Paola Masiero Pereira/ Educadora da Escola Sul | Editado por: Conceição Oliveira/SNF-CUT

Pricila Baade
notice
Primeiro Módulo do FFI, Escola Sul

O Programa de Formação de Formadores e Formadoras Inicial 2022-2023 é o Guardião da Rede de Formação. Sua principal estratégia é a formação de base e, nesta edição, formará mulheres trabalhadoras em negociação coletiva e políticas públicas no formato virtual.

Na última terça (31), mais uma escola sindical da CUT iniciou o módulo 1 de sua turma de FFI, desta vez, foi a Escola Sindical Sul da CUT. O módulo se encerrou na última quinta-feira (2).

Turma do primeiro módulo de FFI presencial na Escola Sul. Foto: Pricila Baade

O primeiro módulo do programa Formação de Formadores (FFI) em nível nacional tem como eixo: “Concepção de Educação na vida, no trabalho e no movimento sindical e os princípios formativos da CUT”.
O objetivo do curso é promover aos dirigentes deste processo de formação uma dinâmica que possibilite a apropriação da fundamentação teórica e metodológica da Formação CUTista, orientada pela concepção de Educação Integral à luz da PNF e pela estratégia da CUT.

Percurso Formativo FF Mulheres
Haverá também o “Percurso Formativo FF Mulheres” no período da noite através da plataforma Moodle de Formação da CUT.

As aulas on-line acontecerão quinzenalmente, com duração de 2h. Serão no total 13 aulas virtuais, com atividades intermódulos na Plataforma. Somente as sete primeiras aulas acontecerão em 2022, as demais em 2023.

Curso do FF-Mulheres na Plataforma Compartilhada Digital da Formação da CUT. Foto: Pricila Baade

 

Seminário da Juventude da CUT da Região Sul 

Na sequência do FFI da Escola Sul, foi realizado o Seminário regional do Projeto Juventude CUT-DGB na Região Sul durante os dias 3 e 4 de junho.

A atividade integra o projeto da CUT em parceria com a central sindical alemã - DGB, por meio da DGB Bildungswerk, instituto de formação e cooperação internacional da DGB.
Jovens CUTistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná reuniram-se na Escola Sul, em Florianópolis, para planejar ações para ampliar a participação da juventude dentro da Central.
Durante o encontro realizaram o debate político sobre a conjuntura e os impactos na juventude trabalhadora, debateram o papel da juventude frente aos desafios 2022 e definiram um plano de ação regional da juventude.

Jovens dirigentes CUTistas da Região Sul. Foto: Pricila Baade


No Brasil, o projeto é realizado através da Secretaria Nacional da Juventude e da Secretaria Nacional de Formação da CUT. Durante o  Encontro Nacional de Juventude e Formação, que ocorreu de 24 a 27 de março deste ano, a Juventude Cutista planejou os seminários regionais que servem para alinhar o planejamento de 2022.

Em maio ocorreu o primeiro dos seminários da Região Nordeste, na Bahia

Leia também

Seminário Regional da Juventude Projeto CUT-DGB acontece na Bahia

Com apoio da DGB, Juventude da CUT se reúne para formação e planejamento

Formação da CUT investe na qualificação e ampliação de sua rede

Começam novas turmas de Formação de Formadores nas cinco regiões do Brasil e em SP

Escola São Paulo inicia o primeiro módulo do FFI

Começa a Formação de Formadores na Escola Sindical Chico Mendes na Amazônia