• Kwai
MENU

Zelaya conclama governos a não legitimarem...

Publicado: 25 Novembro, 2009 - 12h12

Escrito por: Hora do Povo


Presidente constitucionalde Honduras exorta o não reconhecimento da farsa eleitoral de 29 de novembro:"governo ilegítimo e espúrio é uma vergonha para todo o nosso Continente"

Opresidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, enviou no domingopassado uma carta aos presidentes dos países da América denunciando as manobrasda ditadura e lhes solicitando que atuem com firmeza para reverter o golpe deEstado cometido em 28 de junho no país. Zelaya criticou o governo dos EUA por"legitimar os golpistas reconhecendo as eleições presidenciais" que pretendemrealizar no próximo domingo, dia 29. "A existência hoje de um governo ilegítimoe espúrio na nação centro-americana é uma vergonha para toda a região",advertiu.

Nodocumento, o presidente deposto assinalou que cada vez que se derruba umgoverno eleito pelos povos da nossa América, "a violência e o terrorismo nosganha uma batalha e a democracia sofre uma derrota". A carta foi enviada navéspera da reunião do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos(OEA), que está sendo realizada em Washington para analisar a situação deHonduras.

Nanota, lida pelo próprio Zelaya na embaixada do Brasil, onde se encontrahospedado desde 21 de setembro, pediu aos governos da região "reafirmar acondenação ao golpe".

"Alimentareste golpe de Estado põe em risco a segurança democrática do hemisférioamericano e a estabilidade dos presidentes de América. Legitimar os golpes deEstado por meio de processos eleitorais espúrios divide e não contribui àunidade das nações de América", acrescentou.

Zelayachamou também à comunidade internacional a "manter sua firmeza na execução dasresoluções aprovadas pela Organização dos Estados Americanos, pelas NaçõesUnidas e pela União Européia, "e não adotar posições ambíguas ou imprecisas,como a que mantém hoje o governo dos Estados Unidos da América, que com suaúltima postura veio a debilitar o processo de reversão do golpe de Estado,mostrando divisão da comunidade internacional".
A Frente Nacional contra o Golpe realizou no final de semana grandesmanifestações na frente do Tribunal Supremo Eleitoral, em Tegucigalpa, para rechaçar a farsa do "processo eleitoral" convocado pela ditadura econvocar a população a não participar dela. Ante à receptividade da mensagem daFrente, que cresce dia após dia, Micheletti ameaçou castigar "severamente,tanto de palavra como de fato", a quem fizer chamados à população para que seabstenha de votar ou tente boicotar as eleições.

Ogolpista anunciou na sexta-feira, dia 20, que pretende se ausentartemporariamente da presidência para que os hondurenhos "possam se concentrarnas eleições".

Oanúncio do golpista foi denunciado por Zelaya como "uma manobra fácil, paraenganar os bobos". Afirmou ainda que "concluímos que é um falso anúncio (o deMicheletti), que mostra claramente a sua fragilidade e demonstra que éconsciente de que a sua presença mancha a democracia".
"A luta contra a farsa das eleições se faz organizando a Frente nos 298municípios dos 18 departamentos do país, nas cidades, bairros e distritos",disse Juan Barahona, coordenador do movimento surgido para derrotar o golpe deEstado.