• Kwai
MENU

Gleisi denuncia ameaça contra caravana de Lula

Ruralistas tentaram impedir passagem da caravana #LulaPeloSul bloqueando estrada prometida há 50 anos que só foi construída graças a Lula e Dilma e um carro com bombas e pedras foi apreendido pela polícia

Publicado: 20 Março, 2018 - 18h20 | Última modificação: 21 Março, 2018 - 09h15

Escrito por: CUT Nacional

Ricardo Stuckert
notice

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (20), em Santa Maria (RS), que a caravana de Lula no Rio Grande do Sul "está sendo ameaçada" depois que "bombas e fogos de artifícios" foram encontrados em uma caminhonete que seguia o ônibus do ex-presidente.

Gleisi disse que a segurança de dois ex-presidentes da República, incluindo Dilma Rousseff, é responsabilidade da segurança do Estado. "Esta situação é gravíssima. Queremos providências", afirmou.

Gleisi falou também em “milícias fascistas" e citou as manifestações que aconteceram nesta segunda, em Bagé (RS), onde ruralistas atiraram pedras.

A caravana #LulaPeloSul percorreu cerca de 240 km entre as cidades de Santana do Livramento e Santa Maria pela BR-158, construída durante os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma.

As transformações provocadas no Sul pelas políticas públicas dos governos progressistas beneficiaram pelo menos 10 milhões de pessoas, cerca de um terço da população da região.
 
A política de expansão do ensino superior público é um exemplo dessa revolução silenciosa ocorrida em todo o país entre 2003 e 2014. Em 2011, o estudo “Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant'ana do Livramento”, de Debora Nayar Hoff, Aline Schimidt San Martin e Mauro Barcellos Sopeña, mostrou a importância dessas universidades no desenvolvimento regional, com promissores resultados previstos no longo prazo.
 
Com dados quantitativos, os pesquisadores concluíram que a implantação da Universidade Federal do Pampa, na região Sul do estado, provocou impactos em diferentes setores da economia local da cidade de Santana do Livramento.

A expansão da malha rodoviária é outro caso emblemático. A BR-158, que no Rio Grande do Sul liga o centro do estado à região da fronteira, virou realidade nas administrações federais do PT, quando a obra, incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), foi finalmente concluída.
 
E foi justamente nessa região que a polícia interceptou um carro com o porta-malas cheio de pedras, rojões e bombas, que supostamente seriam jogados nos integrantes da caravana de Lula e nas milhares de pessoas que estariam nas ruas para receber o ex-presidente.
 
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) contou que, no dia anterior - segunda-feira (19) -, ruralistas convocaram uma manifestação com tratores e guindastes em frente ao campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa, também construída nos governos de Lula e Dilma.
 
"Veja que ironia, os rojões e bombas foram interceptados na BR 158: uma estrada prometida há 50 anos para nossa região e que só existe graças a Lula e Dilma", disse o deputado Paulo Pimenta, que é de Santa Maria.
 
O fato é que os protestos contra os ex-presidente foram marcados na universidade e na estrada que ainda estariam no papel se não fosse a política de desenvolvimento sustentável, com justiça, inclusão e justiça social implementada nos governos do PT.
 
“A direita fascista deveria ter vindo protestar quando criei a Unipampa, porque a elite nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade”, disse Lula.