UNE, UEE e UMES se somam à convocatória...
Livro que denuncia crimes, crises e trapaças da mídia será debatido no Sindicato dos Bancários dia 27
Publicado: 22 Março, 2012 - 09h04
Escrito por: UEE-SP
Entidades estudantis convocam para o evento no Sindicato dos Bancários de São PauloA União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes (UEE) e a União Municipal dos Estudantes de São Paulo (UMES) estão reforçando a convocatória para o debate sobre o livro Latifúndio Midiota, crimes, crises e trapaças, do assessor da CUT Nacional e redator especial do jornal Hora do Povo, Leonardo Wexell Severo, no salão azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, às 19 horas. A obra inaugura o selo Barão de Itararé.
Estão confirmadas as participações de Rosane Bertotti, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC); Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; Carlos Lopes, editor do jornal Hora do Povo; e Paulo Salvador, do conselho editorial da Rede Brasil Atual.
Com 130 páginas, Latifúndio Midiota é a segundo obra de Leonardo Severo. O livro traz 20 artigos e reportagens publicados no Portal Mundo do Trabalho, nos jornais Hora do Povo e Brasil de Fato, na Revista do Brasil e no site Vermelho.
“O objetivo do livro é dar voz aos que não tem voz, visibilizar vários temas que continuam sendo solenemente ignorados pela mídia ou inteiramente deformados. A ideia é fortalecer a luta pela democratização e a mobilização dos movimentos sociais por um novo marco regulatório”, afirma Severo.
De acordo com o autor, a obra pretende ainda fazer com que as pessoas enxerguem com um olhar crítico e não mais passivo a informação que recebem da velha mídia. “Infelizmente, nós temos uma Constituição que nos seus artigos 220 a 224 não foi regulamentada por conta de uma correlação de forças bastante desfavorável aos movimentos sociais. Temos que estar cada vez mais atentos, unidos e mobilizados num diálogo permanente com a sociedade e governos progressistas para que tenhamos uma verdadeira liberdade na comunicação”, explica.
O autor
Leonardo Wexell Severo integra o coletivo de comunicação da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), assessora a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e é membro fundador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Formado em Radialismo e Televisão pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), cursou Política e Economia na Escola Júlio Antonio Mella, em Havana-Cuba, sendo pós-graduado em Política Internacional pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Foi membro da executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) na gestão que comandou as mobilizações pelo impeachment de Fernando Collor.
Integrou brigadas internacionais para a colheita do café na Nicarágua Sandinista e de solidariedade à Cuba Socialista. Representou o Brasil na delegação em apoio ao povo palestino, durante a segunda intifada, quando entrevistou o presidente Yasser Arafat, em Gaza, tendo contribuído com artigo no livro “O Apartheid de Israel”, de Nathaniel Braia. Nos últimos anos acompanhou a delegação cutista na cobertura dos Fóruns Sociais Mundiais e Regionais (Caracas, Nairóbi, Recife, Belém, Assunção e Dakar) e, em 2008, na fundação da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (Panamá).
É autor do livro “Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo” (Editora Limiar, 2008) e editor, em parceria com Valdo Albuquerque, do livro “A Regulamentação do Artigo 192: Desenvolvimento e Cidadania” (Editora Papiro, 2010), publicado conjuntamente pelo Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Serviços
Onde? Salão Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo – Rua São Bento, 413 –
Edifício Martinelli – Centro
Quando? 27 de março (terça-feira) às 19h
Como? http://www.baraodeitarare.org.br
http://www.une.org.br/2012/03/latifundio-midiota-de-leonardo-severo-sera-lancado-em-sp/
twitter.com/ueesp e facebook.com/ueesp