Trabalhadores da Tenaris Confab protestam...
Publicado: 01 Março, 2011 - 13h57
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba
Na madrugada desta terça-feira, dia 1°, os trabalhadores da Tenaris Confab realizaram uma paralisação em protesto ao excesso de horas extras, ao desrespeito do intervalo interjornada e às demissões arbitrárias.
Na tarde dessa segunda-feira, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba protocolou o comunicado de greve na empresa. Dos nove itens reclamados, o principal é a violação da legislação quanto à jornada de trabalho. Os funcionários estão sendo submetidos a jornadas mais longas do que o permitido e o intervalo interjornada (de uma jornada para outra) também está sendo desrespeitado. Na semana passada o Ministério do Trabalho e Emprego multou a empresa, e mesmo assim, as práticas abusivas continuam.
Recentemente, um funcionário portador de doença ocupacional foi demitido arbitrariamente. Ele ainda se recupera de uma cirurgia no ombro.
Desde a madrugada desta terça, às 4h, o sindicato esteve presente na frente da fábrica e conversou com os trabalhadores que diariamente têm sido submetidos a cumprir hora extra antes do turno de trabalho, uma prática condenada pelo Ministério do Trabalho. Esses trabalhadores pararam por uma hora em protesto.
Em seguida, na entrada do primeiro turno, às 6h30, houve conflito entre sindicalistas e a Polícia Militar de Pindamonhangaba, a qual, na avaliação do sindicato, foi parcial na sua conduta ao permitir que os motoristas dos ônibus bloqueassem a entrada de dirigentes sindicais e a saída dos trabalhadores que queriam parar para ouvir o sindicato. A PM ainda conduziu escolta para que os ônibus entrassem diretamente na empresa, sem permitir a descida dos trabalhadores na portaria.
Em nenhum momento, a direção do sindicato bloqueou os portões da empresa. Após quatro dias de protesto na Novelis, nesta terça a diretoria do sindicato armou a barraca na frente da Tenaris Confab, e ficará acampada, de plantão, em protesto ao tratamento da empresa com seus funcionários.