• Kwai
MENU

Trabalhadores da Codevasf e da Embrapa...

Publicado: 11 Março, 2011 - 15h07

Escrito por: SINPAF

Num estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), encomendado pelo SINPAF, a entidade revela que para recuperar as perdas salariais ocorridas entre 1998 e 2010, os trabalhadores da Embrapa devem ter uma correção salarial de, no mínimo, 13,08%, e os da Codevasf, de 29,35%.


A filiação do SINPAF ao Dieese foi a primeira de uma série de ações positivas da atual Diretoria Nacional do sindicato. De acordo com o presidente do SINPAF, Vicente Almeida, o estudo da evolução salarial dos trabalhadores da Embrapa e da Codevasf no período de maio de 1998 a maio de 2010 é indispensável para fundamentar a negociação salarial".


“As perdas salariais dos trabalhadores podem ser percebidas, obviamente, no dia a dia, mas é importante a comprovação científica para que os argumentos dos dirigentes das empresas sejam contestados e a classe trabalhadora tenha seus direito de reajuste assegurado”, pontuou Vicente.


O índice de inflação utilizado no estudo foi o IPCA-IBGE, por ser utilizado pelo Governo Federal como parâmetro para as negociações salariais no setor público federal e nas estatais. No caso da Embrapa, o estudo demonstra que no segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso os trabalhadores não tiveram aumento real de salário, pelo contrário, sequer foi reposta a inflação. As taxas de inflação começaram a ser superadas somente a partir da data base de 2004, em que pese que entre os anos de 2002 a 2004 os reajustes foram diferenciados de acordo com os níveis da tabela salarial.