• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Trabalhadores da alimentação encerram Congresso e elegem nova diretoria

O presidente , Nelson Morelli , é de Mogi Guaçu, São Paulo, e já atuou na área da política de governo na cidade. Congresso também elegeu a nova diretoria, que representou todo o país, e traçou plano de lutas

Publicado: 06 Dezembro, 2019 - 18h13 | Última modificação: 11 Dezembro, 2019 - 15h08

Escrito por: Érica Aragão

Roberto Parizotti (Sapão)
notice

Nesta sexta-feira (6) os trabalhadores e as trabalhadoras da alimentação encerram o “9º Congresso Nacional da Alimentação: pela ética e respeito aos direitos dos trabalhadores” da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da CUT (Contac), na sede da CUT Nacional, em São Paulo.

Além de definir o plano de lutas e debater os desafios da categoria para o próximo período (2019/2023), os participantes do Congresso elegeram a nova diretoria da Contac. São 22 dirigentes que vão tocar a luta em defesa de emprego e direitos da categoria.

O novo presidente da Contac, Nelson Morelli, ressaltou a necessidade de união da classe trabalhadora para vencer os ataques que vêm sofrendo do atual governo.

Roberto Parizotti (Sapão)Roberto Parizotti (Sapão)
Nelson Morelli, presidente eleito da Contac

“Os nossos desafios serão coletivos, porque não sou capaz de fazer nada sozinho, e temos uma demanda muito grande. Não é só a luta por direitos que temos que pensar, também precisamos convencer, não só os trabalhadores nos locais de trabalho, mas também toda sociedade, para se juntem conosco contra estas maldades de reformas e medidas deste governo”, afirmou Nelson, mais conhecido pelo sobrenome, Morelli.

O presidente eleito apontou os temas como organização e finanças, para fortalecer a entidade.

“O que pesa agora é a questão financeira, mas não podemos esmorecer através destas medidas neoliberais, porque já fizemos resistência e muita luta ainda na ditadura e conquistamos muitas coisas sem dinheiro, mas com muita mobilização. E é esta a nossa força”, disse Morelli.

No encerramento do Congresso, Siderlei, o presidente que deixa a entidade, foi mais uma vez homenageado e foi aplaudido de pé cerca de 10 minutos.

Segundo Morelli e todo o plenário, a despedida de Siderlei é muito dolorosa e “ele fará muita falta para a luta de toda classe trabalhadora”.

 

Sobre o novo presidente da Contac

Nelson Morelli é do Sindicato da Alimentação em Mogi Mirim, interior de São Paulo. Foi presidente da entidade por dois mandatos e ficou na direção por mais alguns anos.

Foi vereador em Mogi Guaçu em 1996 e entre 2000 e 2010 ficou em cargos públicos, como secretário de Promoção Social e secretário de Habitação da cidade.

Ele está na militância desde a fundação da CUT, iniciou sua trajetória nas comunidades eclesiásticas de base e voltou para o movimento sindical em 2011.

Aposentado, trabalhou na Refinações de Minérios de Moji Guaçu e foi operador de caldeira.

ContacContac
Direção da Contac eleita nesta sexta 6

 

Direção eleita:

PRESIDENTE

Nelson Morelli, Mogi Guaçu, 

VICE- PRESIDENTE

Carlos Pereira Cerqueira, Salvador/BA,

1° SECRETÁRIO GERAL

José Modelski Júnior, Serafina Corrêa,RS

2° SECRETÁRIO GERAL

Adelmiro Almeida, Salvador/BA,

1° TESOUREIRO

Josimar Luiz Cechhin, Tapejara/RS –

2° TESOUREIRO

Sinval Silvestre da Silca, São Paulo – SP,

1° SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO

Geni Dalla Rosa de Oliveira

2° SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO

Hugo Ximenes, São Borja - RS

1° SECRETÁRIO DE POLÍTICA SOCIAL

Sérgio Pinto Soares, Rio de Janeiro, 

2° SECRETÁRIO DE POLÍTICA SOCIAL

Adão Gross Man

1° SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E MERCOSUL :

Osvaldo Teofilo,  Varginha/MG,

2° SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E MERCOSUL

Camila Martins de Carvalho, Salvador, BA