Trabalhadores da alimentação conquistam...
Contac/CUT garante melhorias no Plano de Cargos e Salários há seis meses da data-base
Publicado: 20 Janeiro, 2011 - 14h37
Escrito por: Leonardo Severo

Em reunião histórica, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (Contac) conseguiu que a Brasil Foods (BRF) - empresa que reúne a Sadia e a Perdigão - debatesse de forma conjunta no final de dezembro e, há seis meses da data-base, antecipasse o reajuste do Piso com melhoria no Plano de Cargos e Salários.
Os desdobramentos positivos, conforme o presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, fortalecem a ação sindical da categoria junto a maior empresa avícola do mundo neste começo de ano, demonstrando a capacidade de integração e mobilização da Confederação e de seus Sindicatos.
“Como resultado da negociação, foi conquistado um reajuste extra de 6 a 20% no Piso e no Plano de Cargos e Salários. O acordo atinge os trabalhadores da BRF da região Sul, que tem data-base em maio, beneficiando as cidades de Lajeado, Marau, Serafina Corrêa, Três Passos e Gaurama, no RS, e Concórdia e Chapecó em Santa Catarina”, explicou Siderlei, frisando que também haverá prêmios de assiduidade. Em maio, mês da data-base, haverá novos avanços, quando será assegurada a continuidade da política de ganhos reais.
Segundo Siderlei, a empresa apresentou os dados da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) até o terceiro trimestre de 2010, com lucro acumulado de R$ 374 milhões. Também informou que o resultado final será conhecido até o mês de fevereiro, mas que as vendas do último trimestre projetam um bom resultado, superior ao do ano passado.