Toma posse nova gestão do Sintricom de Três Lagoas
Diretoria assume mandato com o desafio de recuperar a imagem do sindicato na base
Publicado: 18 Setembro, 2014 - 14h00 | Última modificação: 18 Setembro, 2014 - 14h19
Escrito por: Sérgio Souza Júnior/CUT-MS com Sintricom Três Lagoas
Aldenizio Santos Sales foi empossado presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Montagem de Três Lagoas e Região (Sintricom). A solenidade de posse foi realizada na segunda-feira (16), na sede do sindicato, na cidade de Três Lagoas (MS). A Chapa 2 “Oposição Pra Valer” foi eleita no dia 16 de agosto de 2014.
Estiveram presentes ao evento de posse, os membros da Comissão Eleitoral, o advogado Vanderci Braga Gonçalves representante da OAB/MS, o diretor da Conticom, Amilton Mendes dos Santos, o presidente da Fetricom, Marco Cezar Ribeiro Gonçalves, José Abelha Neto, tesoureiro da mesma entidade e presidente do SintracomCG, o presidente da CUT-MS, Genilson Duarte e o presidente da Conticom, Cláudio Gomes (Claudinho).
O novo presidente da entidade, Aldenizio Santos Sales agradeceu todos os associados que participaram do pleito, que depositaram sua confiança nesta nova gestão. “A vitória foi da classe trabalhadora, e ela só será completa se houver união, precisamos trabalhar juntos, só assim teremos mais respeito e qualidade no nosso ambiente de trabalho, a vitória foi nossa companheiros, vamos trabalhar”, destacou o presidente.
Marco Cezar, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem Industrial do Mato Grosso do Sul (Fetricom) comentou sobre este período. “A federação criou uma parceria muito grande com o Sintricom de Três Lagoas, uma vez que ficamos responsáveis pela gestão de transição do sindicato. Com grande apoio do pessoal do SintracomCG, entregamos o sindicato com a entidade em dias perante o juiz que presidiu todo o processo. A nova gestão recebe o sindicato com recurso em caixa e isso vai dar a possibilidade deles recomeçarem o trabalho sindical”, disse.
A Diretoria eleita manifestou o interesse de manter a parceria com a Fetricom e a CUT-MS, defendendo a qualificação da direção para a luta sindical, pois, durante as eleições, foi detectada uma situação de desgaste da imagem do sindicato na base, pelas ações de sua última direção.
Segundo Marcos Cezar, “a Fetricom e os demais sindicatos CUTistas se colocaram à disposição para apoiar a nova gestão do SintricomTL, que se propôs a dar abertura pra que esta proposta seja desenvolvida. A nova direção quer qualidade, querem fazer cursos como dirigentes sindicais, querem desenvolver uma atuação qualificada nas obras, querem um sindicato respeitado pela base de Três Lagoas e região”. O presidente da Federação Estadual da categoria agradeceu a todos os companheiros e companheiras, que de uma direta ou indireta contribuíram para a realização deste processo de resgate sindical que deixou a todos com o sentimento de missão cumprida.
A gestão de transição, criada através de uma intervenção judicial, impetrada pelo MPT, foi desenvolvida pela Fetricom e pelo SintracomCG e muito elogiada pelo juiz Marcelo Baruffi, do Ministério Público do Trabalho, que demonstrou bastante confiança no em todo o processo desenvolvido pela gestão provisória.
José Abelha, presidente do SintracomCG e tesoureiro da Fetricom, também fez parte da referida comissão de transição e comentou sobre o tema. “Na segunda encerramos a nossa participação no sindicato de Três Lagoas. Há quatro meses atrás, fomos solicitados pelo juiz, para assumir um processo de transição e organizar a as eleições daquela entidade. Fazendo uma retroespectiva, pegamos o sindicato praticamente falido, sem recursos, sucateado. Pagamos dívidas, regularizamos questões jurídicas e realizamos uma eleição muito elogiada pelo Ministério Público Estadual.
Nestas eleições, três chapas concorreram ao pleito, sendo que a Chapa 2 foi a vencedora. Ainda segundo Abelha “nós sabemos como federação, como dirigentes que participam do meio sindical, apoiados pela CUT, que a gestão anterior denegriu muito a imagem da entidade. Conseguimos recuperar o respaldo com esta nova diretoria, que tem a responsabilidade de levantar o moral do sindicato e trabalhar realmente em prol dos trabalhadores, e posso dizer, lá o pessoal estava precisando mesmo. Vamos ajudá-los a levar a pauta CUTista, dar suporte sindical para eles fazerem um bom trabalho, com visitas nos canteiros de obras, na base, com campanha de filiação dos trabalhadores e fiscalização das obras, para fazer novamente deste sindicato, um grande pólo forte e atuante no Mato Grosso do Sul, que vai levar adiante a luta pelos direitos dos trabalhadores. Eles não estarão sozinhos na caminhada desta nova gestão 2014-2018. Com honestidade na luta e transparência voltamos para casa com o sentimento de missão cumprida".
Genilson Duarte, presidente da CUT-MS saudou os dirigentes eleitos e empossados. "A nova diretoria do Sintricom de Três Lagoas, desejo os parabéns e muito sucesso nessa nova luta, de resgate e recuperação da imagem do sindicato perante os trabalhadores. O trabalho realizado aqui, pelos nosos direigentes da Fetricom e SintracomCG com certeza preparou esta entidade para o bom combate em defesa desta categoria que merece muito o apoio do seu sindicato, para avançar nas conquistas", concluiu.