Taxa de desemprego nos EUA atinge 16,6%
Publicado: 09 Junho, 2010 - 08h25
Escrito por: Hora do Povo
A taxa de desemprego cheia nos EUA chegou em maio a16,6%, de acordo com a tabela U-6 do Bureau de Estatísticas do Trabalho,correspondendo a 26 milhões de atingidos.
São 15 milhões de trabalhadores oficialmente reconhecidoscomo desempregados; 8,8 milhões forçados a trabalhar em tempo parcial por nãoterem coisa melhor; e 2,2 milhões de “marginalmente ligados à força detrabalho”, conforme o jargão do Bureau. Esses “marginalmente ligados” incluem1,1 milhão de “trabalhadores desencorajados” - que “desistiram de procuraremprego por achar que não tinham como conseguir um”.
A taxa de desemprego é obtida por meio de pesquisa domiciliar, mas só éconsiderado desempregado o entrevistado que tiver “ativamente” procuradoemprego nas últimas quatro semanas. Assim, o trabalhador é liminarmenteexpelido da força de trabalho e vira um não-cidadão.
A taxa “limitada” de desemprego – que exclui os quetrabalham em tempo parcial, trabalhadores “desencorajados” e demais“marginalmente ligados à força de trabalho” –, apurada pelo Bureau para maio,foi de 9,7%, uma redução em relação aos 9,9% de abril. Essa é a taxa quecostumeiramente é apresentada, e que no caso corresponde a 15 milhões depessoas.
Sequer houve redução real do desemprego. A taxa diminuipara 9,7% simplesmente porque outras 322 mil pessoas desistiram de procurar umemprego, por falta de qualquer perspectiva de conseguir um, fazendo encolher abase de cálculo.