Supertele
Publicado: 10 Junho, 2013 - 10h51
Escrito por: Priscila Casale, Hora do Povo
O atual presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, assumirá a presidência da companhia de telecomunicações Oi, anunciou a empresa na última terça-feira.
No Brasil, o setor que é altamente lucrativo, já é monopolizado por poucas empresas estrangeiras. A notícia foi encarada como o primeiro passo para o controle por completo da Oi pela portuguesa.
Controlada pela holding Telemar Participações, a Oi tem entre seus principais acionistas a Andrade Gutierrez Telecom (AG), de Sérgio Andrade, e a La Fonte, de Carlos Jereissati.
A Portugal Telecom efetivou sua entrada na empresa em 2010. Hoje, possui 12,07% das ações da Telemar. Considerando participações diretas e indiretas, incluindo na Oi S.A, já controla 23,26% da empresa brasileira.
Além da presidência da Oi, Zeinal vai acumular o comando das operações em Portugal. À frente da Portugal Telecom desde 2008, ele já liderava o comitê de tecnologia, inovação e engenharia da Oi desde 2010.
Segundo o jornalista especialista em comunicações e editor da revista Teletime, Samuel Possebom, o controle da Portugal Telecom sobre a Oi já não é segredo para ninguém.
“Hoje o Brasil é simplesmente uma colônia dos grandes conglomerados internacionais das telecomunicações. Em 2008, com a fusão da Brasil Telecom com a Oi, o governo tentou criar um ‘campeão nacional’. A iniciativa se mostrou um fracasso absoluto, tanto que o grupo Oi é controlado por uma empresa portuguesa (Portugal Telecom), o que não é segredo para ninguém”, afirmou o jornalista em entrevista para o jornal Correio da Cidadania, em abril passado.
A companhia possui mais de 49 milhões de clientes em telefonia móvel e 18 milhões em telefonia fixa, e já consumiu cerca de R$ 18,3 bilhões em empréstimos do BNDES desde 1998.