Sindsepe/RS lança Campanha Salarial 2011
Categoria defende reajuste emergencial para baixos salários e Planos de Carreiras com isonomia
Publicado: 05 Abril, 2011 - 12h40
Escrito por: Katia Marko
O Sindsepe/RS lançou na última sexta-feira, dia 1º, a sua Campanha Salarial 2011. Pela manhã, reuniu o Conselho de Delegados, na sede do Sindicato. À tarde, a campanha foi apresentada aos servidores em uma Plenária da Campanha Salarial, no auditório do Cpers.
Os diretores do Sindicato explicaram que o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para as graves distorções salariais no estado. Enquanto poucos ganham muito, a grande maioria ainda tem um básico abaixo do salário mínimo. “Isso é inadimissível em um estado que pretende ser referência para o mundo. O Brasil é signatário da campanha Trabalho decente da OIT. Portanto, não podemos aceitar que servidores públicos continuem recebendo abaixo do mínimo”, salientou o presidente do Sindsepe/RS, Cláudio Augustin.
Além da defesa de um reajuste emergencial aos servidores com básico abaixo do mínimo, o Sindicato vai levantar a bandeira de Planos de Carreiras com isonomia. Estas propostas serão apresentadas no Codipe (Comitê de Diálogo Permanente), fórum instituído pelo governo para negociar com os servidores públicos.
A plenária serviu também para debater formas de mobilizar a categoria. O diretor Luiz Augusto Ferreira apresentou três propostas: a realização do I Encontro dos Servidores da Cultura, uma reunião ampliada dos servidores do Centro Administrativo e reuniões nos demais locais de trabalho. Estes encontros culminariam com uma grande Assembleia Geral no final de abril. “Nós precisamos aprofundar a aproximação com os novos servidores nomeados e trazê-los para a luta”, afirmou.
O diretor Rogério da Silva Ramos instigou os presentes a serem catalisadores da mobilização. “Nós somos os responsáveis por mobilizar os nossos colegas. Nossa campanha só será vitoriosa se conseguirmos criar um grande movimento na sociedade”. Rogério e a diretora Marcia Ubirajara Correa são os responsáveis pelo Sindicato pelas reuniões com os servidores no Interior. Nesta semana eles visitaram Santa Rosa, Santo Ângelo e Cruz Alta. “Queremos ir em todo o estado. Para isso, é fundamental que os servidores organizem reuniões e convoquem o sindicato”, destacou.
Também estavam presentes na plenária as diretoras Marcia Camarana, Doralice Melo dos Santos e Gizela da Rosa Gonçalves.
Assembleia aprova chamada extra
Logo após a plenária, às 16h, iniciou a Assembleia Geral, com a pauta única da chamada extra para financiar a Campanha Salarial 2011. A proposta de mídia da campanha foi apresentada pela assessora de imprensa. Além do cartaz e de adesivos, já entregues na reunião para ser divulgados nos locais de trabalho, nesta segunda-feira, dia 4, começa a veiculação de uma chamada na Rádio Gaúcha. Serão duas chamadas por dia, no Programa Chamada Geral I (11h02 às 12h) e II Edição (17h02 às 18h), do dia 4 a 8 de abril. E no dia 8 de abril mais uma chamada no Gaúcha Repórter.
A campanha também prevê a edição de um jornal especial da Campanha Salarial, um calendário de mesa (abril/11 a abril/12) e busdoor e outdoor. Ao total, o Sindsepe/RS deverá investir R$ 25 mil em toda a campanha, mais o dinheiro que será gasto para a realização da Assembléia Geral no final de abril, quando pretende reunir mais de 500 servidores de todo o estado.
Portanto, para garantir a realização da Campanha Salarial, os servidores presentes à Assembleia aprovaram por unanimidade duas chamadas extras, a primeira no mês de abril e a segundo em junho.
Agora é mobilizar! Converse com seus colegas. Organize reuniões com o sindicato no seu local de trabalho e vamos à luta!