• Kwai
MENU

Sindicatos da CUT/SE apóiam protesto do SINDIPEMA

Professores estão recebendo salários e 13º atrasados desde dezembro de 2015

Publicado: 15 Fevereiro, 2016 - 18h25 | Última modificação: 15 Fevereiro, 2016 - 18h30

Escrito por: Iracema Corso

CUT Sergipe
notice

Na manhã desta segunda-feira (15), data prevista para o início das aulas na rede municipal de ensino de Aracaju, foi marcada por um grande ato na porta da Prefeitura, realizado pelo SINDIPEMA e que contou com amplo apoio de sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE). O protesto contou com a presença solidária de dirigentes sindicais do SINDTIC/SE, SINTESE, SINDIJUS, SINERGIA e SINDIMINA.

Professores estão recebendo salários e 13º atrasados desde dezembro de 2015, já os professores aposentados sofrem atrasos no pagamento dos salários desde o fim de 2014. Dirigentes do SINDIPEMA afirmam que não houve atraso de repasse de verbas do FUNDEB, portanto não há razão para o prefeito de Aracaju atrasar o pagamento dos professores.

Apesar do atraso no pagamento dos professores e demais trabalhadores do município de Aracaju, a Prefeitura não deixou de patrocinar o carnaval do Rasgadinho em claro descumprimento à medida cautelar que será transformada em resolução pelo Tribunal de Contas de Sergipe. Conforme a decisão do TCE, as administrações municipais em dívida com os trabalhadores e pendências referentes ao pagamento de 13º salário estão proibidas de realizar festas, sendo o descumprimento sujeito à aplicação de multa.

A conquista partiu de estudos realizados pelo Sintese para denunciar o problema recorrente em vários municípios sergipanos e contou com a contribuição da FETAM e da CUT/SE que solicitaram ao TCE a transformação em resolução e ampliação da medida para os demais servidores públicos municipais.

Já na manhã da última sexta-feira, dia 12/02, o SINDIPEMA protocolou uma denuncia no TCE e no MPF solicitando que os dois órgãos fiscalizadores apurem como a Prefeitura de Aracaju tem aplicado os recursos do FUNDEB.  

Além da pauta de atraso no pagamento de salários, uma comissão de negociação formada por professores do SINDIPEMA se reuniu com a secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, Marlene Calumby para discutir os demais pontos de reivindicação da categoria. O resultado da reunião será levado para a assembleia geral do SINDIPEMA, prevista para a manhã desta terça-feira, dia 16/02, ocasião em que a categoria vai avaliar o posicionamento da Prefeitura de Aracaju e decidir os próximos passos de mobilização e luta.