Sindicato dos Metalúrgicos do ABC está...
Número de inscritos aos cursos gratuitos oferecidos na Escola Livre para Formação Integral Dona Lindu
Publicado: 13 Fevereiro, 2014 - 15h22
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
O número de inscritos aos cursos gratuitos oferecidos na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, na primeira rodada do ano que aconteceu em janeiro, superou as expectativas.
Ao todo, 844 pessoas concorreram às 536 vagas disponíveis nos cursos pelo convênio Sindicato-Senai.
O curso mais concorrido foi o de Inspetor de Qualidade, com 212 inscrições para 150 vagas.
“Este é o papel do Sindicato cidadão, que atua na construção de escolas e oportunidades para o desenvolvimento e qualificação do trabalhador”, afirmou o diretor de Organização, Moisés Selerges.
Segundo o dirigente, com exceção dos cursos Eletricista Instalador e Inspetor de Qualidade, que iniciarão a partir do dia 22 de fevereiro, as demais aulas já começaram na segunda quinzena de janeiro.
Mais cursos
Novas inscrições estarão abertas ainda este mês para os cursos de Matemática Aplicada à Mecânica e Auto CAD 2D. Para março, Desenho Mecânico e, em abril, Comandos Elétricos.
Já os cursos de Inspetor de Qualidade e Eletricista Instalador terão o processo seletivo em julho deste ano.
Para Moisés, a Escola do Sindicato é um sonho antigo da categoria. “A ideia é formar dez mil alunos ao ano em longo prazo”, afirmou o dirigente.
“Fizemos em 2013 uma mudança em parte da Regional Diadema para recebermos a escola com biblioteca, salas equipadas com TVs, área de convivência e todos os materiais didáticos disponíveis”, destacou o diretor do Sindicato.
Os Metalúrgicos do ABC oferecem cursos gratuitos aos companheiros há mais de 30 anos, muitos deles em convênio com instituições de ensino técnico como o Senai. Há ainda a parceria com o Instituto Federal de São Paulo, o IFSP, que oferece cursos como Técnico em Informática e Administração. A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” fica na avenida Encarnação, 290, Diadema – próximo ao terminal de trólebus Piraporinha. Fone: 4061-1048. Mais informações em www.smabc.org.br/formacao.
CUT e central italiana apostam em intercâmbio para formação
Os dirigentes da Confederação Italiana de Sindicatos dos Trabalhadores, a CILS, querem ampliar o intercâmbio com a Central Única dos Trabalhadores, a CUT, e já estudam novos projetos de formação sindical com a Central.
O anúncio foi feito durante visita dos representantes italianos aos Metalúrgicos do ABC no mês passado.
“Esta troca de conhecimento entre as duas centrais já é antiga e acontece desde o início da década de 1980, com a fundação da CUT”, afirmou o diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches.
“E graças a este trabalho conjunto, a política de formação de dirigentes e militantes tem avançado nos dois países”, completou.
Segundo Sanches, a vinda da delegação italiana é justamente para dar continuidade a este processo de intercâmbio.
Modelo sindical
Alessandro Alberani, diretor na CILS, contou que na primeira vez que veio ao Brasil, achou que implantaria o modelo sindical italiano, mas voltou ao seu país com ideia completamente diferente.
“A formação do Sindicato já era mais avançada que na Itália. E atualmente a política brasileira é muito melhor do que a nossa”, disse o dirigente italiano.
“No Brasil, tem uma mulher como presidente da República, por exemplo. O que na Itália ainda é um sonho”, completou Alberani.
Para ele, a CILS e a CUT se parecem, pois são entidades livres. “O trabalho das centrais Brasil e Itália é pelas pessoas, pelos trabalhadores”, acrescentou.
Cursos oferecidos pela ‘‘Escola Dona Lindu’’
Inspetor de Qualidade, Eletricista Instalador, Auto Cad 2D, Comandos Elétricos, Matemática Aplicada à Mecânica, Desenho Mecânico, Técnico em Informática, Administração, Redação Técnica e NR-10.