• Kwai
MENU

Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga...

Trabalhadores estavam sem proteção e expostos à poluição, falta de higiene e segurança

Publicado: 27 Junho, 2014 - 13h03

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga com assessoria de imprensa CNM/CUT

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga (RS) flagrou na quarta (25) situação precária e degradante de trabalho no setor de polimento da fábrica Megainox, empresa que produz utilidades em aço. A denúncia foi realizada por trabalhadores da empresa, localizada em Nova Hartz.  

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga e diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Mauri Schorn, esteve presente no local constatou que a empresa de polimento não fornecia equipamentos de proteção individual (EPI). “As máquinas estavam sem proteção, o setor sem exaustão de ar e a fiação elétrica exposta. Os trabalhadores estavam expostos à poluição, falta de higiene e segurança. O quadro encontrado era desumano e fere qualquer princípio básico de dignidade ao trabalhador", falou.

De acordo com o diretor, o Sindicato irá denunciar a fábrica às autoridades competentes e acompanhará de perto a situação até que sejam fornecidas condições salubres de trabalho. “Infelizmente, há várias empresas que descumprem a lei. Por isso, o Sindicato continuará buscando todos os mecanismos para mudar essa situação. A empresa não pode mascarar as péssimas condições de trabalho. Nosso papel é estar ao lado do metalúrgico e oferecer condições mínimas para o ambiente de trabalho”, salientou. 

Segundo Mauri, após as denúncias,  o setor de polimento foi fechado ontem (26) e os trabalhadores incorporados à fábrica. “A empresa informou que os trabalhadores não serão demitidos. Além disso, o setor seria terceirizado”, disse.

Como denunciar

Para denunciar casos de irregularidade, o denunciante não precisa ser sindicalizado nem reunir provas das condições insalubres de trabalho. O Ministério Público Trabalho (MPT) coleta depoimentos de outros funcionários, efetua fiscalizações nas dependências da empresa e reúne outros indícios para investigação das denúncias.