Sindicato dos Metalúrgicos de...
Publicado: 25 Outubro, 2010 - 10h00
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia
O Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia junto ao Sifema, Fiema, Sesi e Senai, disponibilizaram uma parceria para qualificar os trabalhadores metalúrgicos açailandenses.
Para o Presidente Jarlis Adelino, essas parcerias trazem para muitos pais de famílias novas oportunidades e opções no mercado de trabalho, por outro lado, as indústrias precisam cada vez mais de pessoas qualificadas e preparadas para atenderem às necessidades do mercado nacional e internacional, na verdade o mercado hoje já está dando basta ao trabalhador que desempenha apenas funções repetitivas, mecânicas e sem iniciativa.
O trabalhador além de "fazer", deve ser capaz de pensar, deve dominar conhecimentos gerais relacionados ao seu trabalho e a toda a infra-estrutura da indústria, procurando ainda ser capaz de obter uma gama de habilidades relacionadas a novas tecnologias nas áreas de eletricidade, eletrotécnica, mecânica entre outras atividades.
Assim, verifica-se a necessidade de buscar a qualificação do trabalhador, vista como parte do processo social de individuação, intrinsecamente ligada ao conjunto de trabalhadores e a correlação de forças entre capital e trabalho.
Nesse mercado altamente competitivo, se impõem a necessidade da qualificação profissional na busca de novas atitudes, novos interesses e novos comportamentos por parte do trabalhador que tem a sua atividade laborativa como berço de sua subsistência e de sua família. É preciso Qualificar-se, ou Requalificar-se.
Em dezembro de 2010, foi entregue o certificado de conclusão da primeira turma do SENAI do curso de Eletricista Predial, que contou com 20 alunos de 05 empresas:
VIENA 05,
FERGUMAR 07,
F.A.B. MONTAGEM 02,
GUSA NORDESTE 05 e
PINDARE/SIMASA 01.
O sindicato aguarda notificação de datas do SENAI para inicio dos demais cursos.