Sindicato dos Bancários do Pará e...
Publicado: 08 Junho, 2010 - 17h32
Escrito por: Bancários PA/AP
Uma multidão de bancários e de trabalhadores deoutras categorias esteve presente no espaço cultural dos bancários na noite daúltima quarta-feira, dia 2 de junho, para prestigiar a solenidade de posse danova diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá. A mesa oficial daatividade foi composta pela nova presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, por AlbertoCunha, que deixa a presidência para assumir a diretoria de formação e cultura,e pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.
A saudação inicial da solenidade foi feita pelo presidente da ComissãoEleitoral do pleito que elegeu a nova direção dos bancários do Pará e Amapá,Rafael Mesquita. Ele falou da felicidade de coordenar os trabalhos dessaeleição com transparência, lisura e democracia e destacou a massivaparticipação dos associados do Sindicato para escolha da nova gestão.
Depois, várias organizações classistas epersonalidades políticas que se fizeram presentes na solenidade desejaram votosde bom trabalho à nova gestão e declararam apoio ao Sindicato nas inúmeraslutas que estão por vir, como foi o caso da CUT Pará, Fetec Centro Norte,Sindicato dos Urbanitários, Sindicato dos Rodoviários, e a Contraf-CUT. Outrasenviaram suas mensagens de apoio por e-mail, como o Sindicato e a Federação dosBancários do Rio Grande do Sul e a CUT Nacional através da sua Secretária Nacionalda Mulher Trabalhadora, Rosane Silva.
Neemias Rodrigues, vice-presidente da Contraf-CUT, destacou a presençade uma mulher com grande capacidade de articulação política para honrar ahistória de 76 anos de luta do Sindicato e lembrou que “o primeiro grandedesafio da nova gestão será trabalhar pela unidade da categoria para osenfrentamentos que teremos com os banqueiros na Campanha Salarial que seaproxima”.
Passada as saudações, foi a vez dos membros da mesada solenidade se pronunciarem. Alberto Cunha (Betinho) agradeceu o empenho detodos os membros da diretoria do Sindicato que junto com ele construíram agestão Novo Tempo, falou das dificuldades para conduzir o Sindicato, masressaltou as inúmeras conquistas em que ele pôde dar sua contribuição, como: astrês últimas Campanhas Nacionais com ganho real para a categoria, a aprovaçãode um novo PCS no Banpará e a eleição de um bancário para o Conselho deAdministração do Banco do Estado. Ao final, ele comentou que “estamos aquiencerrando e ao mesmo tempo iniciando um novo ciclo no nosso Sindicato, e tenhocerteza que ele está em boas mãos, pois sei da com petência e da capacidade dacompanheira Rosalina para assumir esse desafio”.
Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT destacou a presença deRosalina como a segunda mulher presidente do Sindicato nesses 76 anos dehistória. “Ninguém nasce dirigente sindical, se torna dirigente sindical. Essafoi uma opção que eu fiz e me orgulho muito, assim como a companheira Rosalina,e tenho plena confiança de que ela, como uma grande mulher trabalhadora, terásabedoria e sensibilidade para dirigir as lutas da nossa categoria aqui no Paráe no Amapá”.
Emocionada, Rosalina Amorim, a nova presidenta doSindicato, agradeceu o apoio expressado por todos e todas durante a solenidade,em especial aos companheiros e companheiras da gestão Novo Tempo. Ela ressaltoua juventude e competência dos membros da nova diretoria para fazer avançar asconquistas da categoria e destacou a importância das mulheres na ocupação dosespaços de poder. “Ainda há muito preconceito, muita discriminação com relaçãoàs mulheres quando se trata de assumir cargos de direção. No ramo bancário issotambém ocorre, apesar de que nós mulheres já representamos quase metade dacategoria. Mas através da nossa luta estamos provando que temos sim competênciae capacidade para dirigir as lutas sindicais, prova disso é que hoje temos maisuma mulher no comando do nosso Sindicato”.
Após os pronunciamentos todos puderam curtir um coquetel com o show deuma melhores e mais famosas bandas do Pará, Banda Sayonara.
Bancários e bancárias marcam grande presença
Bancários de bancos públicos e privados presentes em grande número nasolenidade declararam seu apoio e confiança na nova diretoria do Sindicato.Sandro Lins, do Itaú Unibanco acredita que a nova gestão fará um trabalho tãobom quanto a gestão Novo Tempo. “Eu acredito que essa nova diretoria tambémfará um trabalho excelente, como a que encerrando, e trará muitas conquistaspara a nossa categoria”.
A mesma opinião foi compartilhada por Aliete Cunha, do Banco do Brasil,que ressaltou a presença de uma mulher na presidência da entidade. “É muito bomver uma mulher a frente do Sindicato, é mais uma barreira quebrada. Acreditoque teremos uma diretoria com muita sensibilidade para as questões das mulherese isso será muito importante para nós”.
Já Arnoldo Duarte, do Banco da Amazônia, acredita que a categoria fez amelhor opção elegendo esta nova gestão. “Com certeza votar nessa gestão foi amelhor opção. Espero que o Sindicato traga melhorias para nós do Banco doAmazônia, como na questão da nossa carga horária e para conquistarmos maisrespeito nas negociações com a diretoria do Banco, e acredito que iremosconseguir”.