MENU

Sindicalistas denunciam que casa em que moram foi incendiada por criminosos

Presidente e coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC) estavam em Brasília para posse de Lula; suspeita é de incêndio criminoso

Publicado: 03 Janeiro, 2023 - 16h25 | Última modificação: 04 Janeiro, 2023 - 09h00

Escrito por: Redação CUT

Arquivo Pessoal
notice
casa incendiada

A presidenta Juliana Mildemberg e a coordenadora de Secretaria-Geral, Loide Ostrufka, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), denunciam que a casa em que moram foi incendiada e destruída propositalmente, na madrugada desta terça-feira (3).

As duas moradoras chegaram em Curitiba, Paraná, nesta terça, após viagem à Brasília, para acompanhar a posse do presidente Lula, realizada no domingo (1º). Como a casa estava vazia, não houve feridos. Os bombeiros apagaram o fogo na residência, que fica na Mateus Leme, no bairro Abranches, e encontraram diversos indícios de arrombamento.

Segundo Clau Lopes, representante do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná que foi ao local do incêndio, os invasores reuniram diversos materiais na casa antes de iniciar o fogo. Juntaram em um dos cômodos da casa bandeiras da CUT, do movimento LGBTQIA+, carteirinhas de estudante, e livros – todos materiais com cunho ideológico. E ali teriam iniciado o incêndio.

A suspeita de que a origem do fogo foi criminosa ainda depende de uma investigação. As moradoras foram à Polícia Civil registrar queixa também. Além da destruição da casa, as duas perderam um carro, que teria sido levado pelos invasores. Cartões de banco foram deixados intactos.]

O Partido dos Trabalhados do PT de Curitiba e o estadula do Paraná emitiram nota conjunta sobre o caso. Confira

Com imensa indignação o Partido dos Trabalhadores do Paraná e de Curitiba denunciam um provável crime de intolerância política na capital paranaense.

Na manhã desta terça-feira (3), as companheiras Juliana e Loide, militantes e sindicalistas, após voltar da posse do Presidente Lula em Brasília, encontraram sua residência completamente revirada e queimada. Documentos, objetos, bandeiras e livros referentes ao partido, à luta sindical e ao movimento progressista foram amontoados e queimados dentro do apartamento delas, evidenciando ser uma ação de cunho político.

É inadmissível que esse tipo de violência e intolerância sejam realizadas por uma parcela da população que defende atos antidemocráticos e a instauração de um golpe no país. Esse tipo de crime deve ser investigado e os responsáveis devem ser punidos.

O PT Paraná e o PT Curitiba já estão tomando todas as medidas jurídicas cabíveis e estão amparando as companheiras no que for necessário. Ações intolerantes, criminosas e covardes como essas não ficarão impunes. Basta!

PT Paraná e PT Curitiba