• Kwai
MENU

Seminário debate Caixa 100% pública e condições de trabalho dignas

“Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida” é o tema do encontro que reunirá representantes de entidades associativas e sindicais nesta terça (23)

Publicado: 22 Fevereiro, 2021 - 11h20 | Última modificação: 22 Fevereiro, 2021 - 11h23

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

“Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida” é o tema do seminário que será realizado nesta terça-feira (23) por dirigentes sindicais do banco no estado de São Paulo.

O seminário é realizado já há algum tempo e, com o avanço do desmonte do Estado brasileiro e ameaças de privatização da Caixa, tem ocorrido com maior frequência. O objetivo é agregar propostas que vêm das diferentes bases para sintetizar a discussão em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa, como Saúde Caixa, Funcef, Acordo Coletivo de Trabalho e, principalmente, a defesa da Caixa 100% pública e dos bancos públicos.

Nos últimos meses, com a pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores do banco têm se desdobrado para atender a população, com riscos de contaminação e com um quadro reduzido.

Metas desumanas também ocorrem desde o início da pandemia e as entidades representativas cobram exaustivamente da direção da Caixa condições de trabalho dignas, respeito e valorização dos empregados.

Programação

A abertura do seminário terá a participação de Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região; Jeferson Rubens Boava, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae); Rita Serrano, representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa; Leonardo Quadros, presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo (Apcef/SP); e Aline Molina, presidenta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo.

Em seguida, haverá debate sobre “Perspectiva Econômica”, com explanação do economista e técnico do Dieese, Sergio Lisboa Santos. Será apresentado logo após o Projeto Covid como doença relacionada ao trabalho. Fazem parte também da pauta do encontro temas como Defesa da Funcef e GT Saúde Caixa.

Com informações da Fenae