Rurais de Santo Antônio do Descoberto (GO)...
Publicado: 17 Março, 2014 - 11h27
Escrito por: CUT-DF
Mais de uma centena de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santo Antônio do Descoberto (Goiás) reuniram-se nesta quinta-feira (13) por mais de duas horas e decidiram, por aclamação, filiar seu sindicato à CUT. A assembleia extraordinária foi realizada no pátio externo do Sindicato no final da manhã e aprovou também alteração estatutária e a desfiliação da entidade de outra central.
Reunidos em horário normalmente destinado ao trabalho no campo, trabalhadores e trabalhadoras rurais de idades variadas ouviram explanações da presidente do Sindicato, Crenilda da Costa Mangabeira, que ressaltou o papel da CUT na organização e luta do campo e o projeto de trabalho da CUT-DF e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do DF e Entorno (Fetadfe), que atende às necessidades e interesses dos sindicatos dos rurais, contribuindo para o trabalho de mobilização e organização.
O diretor da Fetadfe e da CUT-DF, Luncindo Alves dos Santos, explicou que a federação tem se empenhado em oferecer apoio administrativo e político aos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais do Entorno, o que tem aumentado a adesão de STTRs à Central, fortalecendo a luta na região.
O presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto, discursou sobre o papel da maior central sindical do país e da América Latina e expôs os princípios de autonomia e liberdade sindical e de solidariedade de classe que norteiam as ações cutistas. Deixou claro que a atuação da CUT se dá em torno da defesa dos trabalhadores, de forma independente de patrões, governo e partidos políticos. Mostrou a importância da ação conjunta dos trabalhadores no enfrentamento com os patrões para obter conquistas. “Mexeu com um, mexeu com todos”, esclareceu.