• Kwai
MENU

RTVE demite oito jornalistas. Sindijor-PR...

Publicado: 01 Fevereiro, 2011 - 10h33

Escrito por: Sindijor-PR

O compromisso assumido pelo secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapianna, em reunião realizada com uma comissão de jornalistas que trabalhava na Rádio e Televisão Educativa do Paraná, no último dia 20 de dezembro, durou pouco mais de um mês. Na última quinta-feira (27), foram demitidos oito jornalistas da emissora estatal. Cinco deles contratados através da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura (Funpar), dois comissionados e um que recebia por cachê.

Apesar de empenhar palavra de que não haveria demissões no curto prazo e argumentar que seriam promovidas alterações apenas de caráter editorial no jornalismo da TV, o que se confirmou por meio do presidente da emissora, Paulo Vittola, indicado por Viapianna, foi uma série de demissões arbitrárias.

O compromisso não foi cumprido. Será esse o “novo Paraná” de Beto Richa? O Sindijor repudia toda e qualquer demissão, um ato de violência. Esse não é o procedimento democrático que se espera de uma administração pública transparente. O Sindicato vai lutar pela realização imediata de um concurso público para contratação de jornalistas, seleção que não ocorre no Paraná desde 1984. Outra obrigação do atual governo é respeitar as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e instituir um Conselho para debater publicamente a programação e a gestão da TV e da Rádio Educativa.