• Kwai
MENU

Químicos do ABC paulista promovem ato de...

Publicado: 20 Outubro, 2009 - 11h16

Escrito por: Sindicato dos Químicos do ABC

 

Os Sindicatos dos Químicos do ABC, Químicos e Plásticos de São Paulo e Químicos Unificados (Osasco, Campinas e Região), com a coordenação da Federação dos Trabalhadores Químicos da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim) promovem na manhã desta terça-feira, 20 de outubro, um mega ato de paralisação no Pólo Petroquímico de Capuava - na região do ABC paulista.

Cerca de 200 sindicalistas químicos, com o apoio de sindicatos de outras categorias do Grande ABC, planejam realizar atos simultâneos nos cinco principais acessos às empresas do Pólo, a partir das 6 horas da manhã, e paralisar os cerca de 700 trabalhadores do setor adminitrativo e produtivo que trabalham na região, que engloba avenidas dos municípios de Santo André e Mauá. Além dos carros de som, haverá bexigas, cartazes, bandeiras e balões e uma banda musical - que tocará em um dos acessos (av. Costa e Silva).

"Nosso objetivo é pressionar o sindicato patronal das indústrias químicas a atenderem nossas reivindicações da Campanha Salarial 2009, afinal muitas avaliações apontam que as empresas químicas tiveram bom desempenho entre 2006 e 2008 e isso não foi repassado aos trabalhadores", afirma o coordenador político da Fetquim e diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, Geraldo Melhorine.

Com data-base em 1º de novembro, o ato acontece poucos horas antes da primeira rodada de negociações da pauta de reivindicações 2009 da categoria química com o CEAG-10 (Fiesp), marcada para às 10h, no centro de São Paulo. Este ano apenas as cláusulas econômicas, a jornada de trabalho e a cláusula de portadores de deficiência serão negociadas, já que as demais cláusulas da Convenção Coletiva têm vigência de dois anos.

Os principais pontos reivindicados são:

- Reajuste de 10% (INPC + 5,94%)
- Piso salarial de R$ 900,00
- Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de dois salários normativos (piso)
- Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário
- processo de qualificação profisiional para pessoas com deficiência

"Agora é hora de mobilizar e garantir a pressão necessária para uma Campanha Salarial vitoriosa da categoria química aqui em São Paulo", comenta o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage.

Mais informações podem ser obtidas com:
Gislene Madarazo (AI Químicos ABC) - (11) 9518 9340