• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Queimadas já atingiram mais de 12% do Pantanal

Área destruída pelo fogo chega a 2,3 milhões de hectares

Publicado: 14 Setembro, 2020 - 14h12 | Última modificação: 14 Setembro, 2020 - 16h19

Escrito por: Renata Martins - Agência Brasil

Reprodução
notice

As queimadas deste ano já atingiram 12,35% do pantanal. 2,3 milhões de hectares foram alcançados pelo fogo no bioma, que se concentra em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Lar das onças-pintadas e do pássaro tuiuiú, as chamas provocaram a perda de milhares de espécies animais e vegetais, muitas delas ameaçadas de extinção.

Choveu pouco este ano, e áreas que ainda deveriam estar inundadas já estão secas. As temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar deixam a região ainda mais exposta ao fogo. O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, descata que o Pantanal é o bioma mais afetado pelas queimadas.

O tenente-coronel  Waldemir Moreira, do Corpo de Bombeiros sul-mato-grossense destaca que 2020 apresenta dados alarmantes: o incêndio já é considerado o maior registrado até hoje.

As previsões apontam que esta semana seguirá sem chuva, com temperaturas elevadas nos dois estados do Pantanal.  De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, em algumas localidades as temperaturas podem superar os 40°C, e a umidade relativa do ar chegar a apenas 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais.