• Kwai
MENU

Programa Arca das Letras instala mais 20 bibliotecas rurais no Amazonas

Publicado: 27 Agosto, 2008 - 09h44

Escrito por: Sintep/MT

 
As novas unidades vão atender dez comunidades no entorno de Manaus e outras dez na região do baixo Amazonas  

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) iniciou nesta terça-feira (26) a entrega de mais 20 bibliotecas rurais no Amazonas, como parte das ações do programa Arca das Letras. As novas unidades vão atender dez comunidades no entorno de Manaus e outras dez na região do baixo Amazonas, onde estão os municípios de Barreirinha, Maués e Parintins.  O
 
ministério também realiza até sexta-feira (29) os Encontros dos Agentes de Leitura do Território da Cidadania, em Manaus e em Maués, que já têm 50 bibliotecas rurais instaladas.  No entorno de Manaus, as bibliotecas foram instaladas a partir de 2006 nos municípios do Careiro, Itacoatiara, Itapiranga, Manaquiri e Silves.

No Baixo Amazonas, existem 124 bibliotecas em funcionamento desde 2006.  Os encontros são realizados para promover a troca de experiências entre os responsáveis pelas bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras - conhecidos como agentes de leitura -, avaliar o desempenho das bibliotecas e discutir estratégias para ampliação do número de leitores e melhorias nos índices de educação em cada uma das comunidades beneficiadas.  

Os agentes de leitura são moradores das próprias comunidades rurais e ficam responsáveis pelo empréstimo de livros e pelos cuidados básicos com as bibliotecas e o incentivo à leitura. O trabalho é voluntário e a escolha dos agentes é feita em reuniões de consulta popular e de planejamento das bibliotecas. 

A coordenadora de Ação Cultural do Programa Arca das Letras, Cleide Soares, informou que a escolha dos locais para instalação das 20 bibliotecas rurais se deu com base nas indicações dos colegiados territoriais, que são os representantes das regiões onde já estão instaladas as outras unidades.  

"Esses colegiados são formados por representantes de movimentos sociais, das prefeituras e de organizações não-governamentais", explicou a coordenadora. "Além das comunidades indígenas e dos assentamentos, também fazem parte do programa as comunidades ribeirinhas amazônicas", acrescentou.  Criado há cinco anos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Programa Arca das Letras prevê a instalação de bibliotecas nas sedes de associações rurais ou até mesmo em casas particulares.  

Cada biblioteca é formada, inicialmente, por aproximadamente 200 livros, cujos assuntos são escolhidos pelos próprios moradores da localidade, que por sua vez também definem o local onde a biblioteca será instalada e as pessoas que serão capacitadas como agentes de leitura. Em cada biblioteca é possível encontrar livros didáticos, infantis, juvenis; livros técnicos e especializados em saúde, meio ambiente, pesca, educação, e também publicações que promovam o exercício da cidadania, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estatuto do Idoso e a Lei Maria da Penha.