Professores do DF aprovam calendário de mobilização
Publicado: 23 Outubro, 2008 - 17h01
Escrito por: CUT/DF com Sinpro/DF
Reunidos em assembléia na manhã desta quinta-feira (23), os professores das escolas públicas do Distrito Federal aprovaram todo o calendário de mobilização proposto pelo Sinpro-DF. Uma das principais deliberações foi a realização de uma assembléia com indicativo de greve no dia 7 de abril de 2009, quando o GDF deve reajustar o salário da categoria em, no mínimo, 19,98%. "Existe um artigo no Plano de Carreira, que é o artigo 32, que fala no reajuste a partir de 1º de março de 2009, de, no mínimo, 19,98%. "Se o governo cumprir com o que está na lei, nós vamos discutir; se o governo não cumprir, a categoria entrará em greve no dia 7 de abril de 2009", afirma o secretários de Política Educacional do Sinpro-DF, Antônio Lisboa.
Antes, no dia 11 de março, o Sinpro-DF e a comunidade escolar realizarão um ato público em frente ao Centro Administrativo do Distrito Federal (Buritinga), com o objetivo de pressionar o governo a atender as reivindicações dos professores e professoras da rede de ensino pública do Distrito Federal.
Outro ponto importante aprovado no encontro, foi a data limite para negociação dos dias parados: 18 de novembro. De acordo com informações do Sindicato, caso não haja o pagamento desses dias, não haverá reposição de aula. Os professores ainda rejeitaram a proposta de um 14º salário e vão lutar pela revogação da portaria 123/08, que ampliou o ano letivo em dois dias como forma de não se caracterizar a reposição dos dias parados pelos professores.
Durante a assembléia, a categoria também decidiu que o Sinpro-DF deverá mover um processo por difamação contra o secretário de Educação José Valente, por suas declarações a respeito das licenças-médicas dos professores.
No calendário de mobilização, também está agendado um mutirão de visitas às escolas para debater a mobilização. As visitas, que serão realizadas de 28 de outubro de 2008 a 30 de março de 2009, serão agendadas previamente para que sejam realizadas no horário de coordenação.