MENU

Presidente dos EUA e entidades sindicais de toda AL repudiam atos golpistas

A invasão das sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional por “bolsonaristas“ golpistas é repudiada por entidades de trabalhadores e trabalhadoras de todo mundo

Publicado: 08 Janeiro, 2023 - 21h07 | Última modificação: 10 Janeiro, 2023 - 16h29

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha

Marcelo Camargo / Agência Brasil
notice

Os atos de vandalismo e tentativas de golpe contra a ordem democrática neste domingo (8), em Brasília com a invasão do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, por extremistas bolsonaritas que querem um golpe militar, atentando  contra a democracia recebeu o repúdio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e de entidades representantes de trabalhadores e trabalhadoras da América Latina.

No Twitter, Biden condenou o ataque  à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil

 

A Central de Trabalhadores e trabalhadoras da Argentina (CTA) disse repudia e condena de maneira absoluta os atos golpistas e terroristas perpetrados por setores da direita fascista e do Brasil, que uma vez mais tenta quebrar a ordem democrática na região da América Latina.

Ainda da Argentina, a solidariedade veio da Confederação Geral do Trabalho da República da Argentina. Em nota, disse “ a vontade popular do povo brasileiro que de maneira contundente  se expressou recentemente em eleições transparentes outorgou o governo a Lula não pode ser atacada por fanáticos antidemocráticos”, disseram os argentinos.

O Movimento Octubres Organización diz “ repudiar fortemente o ataque às instituições à República Federativa de Brasil. “ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi eleito democraticamente e é o legítimo ganhador e deve ser respeitado como tal”.

A Corriente NuestraPatria também na sua rede social diz que a direita reacionária demonstra sua verdadeira natureza antidemocrática. O fascista Jair Bolsonaro não só não reconheceu sua derrota eleitoral como dos EUA incentiva seus seguidores a desestabilizar o processo iniciado por Lula”.

A Central ASI Venezuela, disse estar “preocupada com que está ocorrendo no Brasil.  E envia solidariedade ao presidente Lula.

Do Uruguai, a a Confederación Sindical de Trabajadoras y Trabajadores de las Américas (CSA), que representa mais de 55 milhões de trabalhadores condenou os atos golpistas de direita bolsonarista contra a sedes dos três poderes em Brasília  

Do Chile, o partido socialista daquele país também se solidarizou com o povo brasileiro e repudiou os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília

ReproduçãoReprodução

O povo da Nicarágua condena a tentativa de golpe e pedem justiça e paz. Em nota, enviada para a CUT, o Governo de Reconciliação e Unidade Nacional da República do país, que representa o Povo e as Famílias Nicaraguenses, disse que  o golpismo que tem tentado, sem sucesso, usurpar os direitos invioláveis dos povos no Brasil, será mais uma vez soterrado pela ignorância e pelo desprezo popular do vil egoísmo que move as ambições, e de condutas criminosas e inconstitucionais que não prevalecem.

 

Segundo a nota oficial, assinada pelo presidente Daniel Ortega e a vice-presidente Rosario Murillo, a democracia e as liberdades são dos Povos e o golpismo que tem tentado, sem sucesso, usurpar os direitos invioláveis dos povos, será mais uma vez soterrado pela ignorância e pelo desprezo popular do vil egoísmo que move as ambições, e de condutas criminosas e inconstitucionais que não prevalecem.

 .

“Desde esta Nicarágua Bendita e Sempre Livre, nos pronunciamos contra o terrorismo golpista que se manifestou mais uma vez, contra Movimentos, Partidos e Dirigentes Progressistas que representam os interesses e direitos dos Povos.Nosso abraço ao Povo Brasileiro, a Lula, Presidente, em solidariedade e compromisso invariável com a indispensável defesa das lutas justas e das novas realidades do Brasi”.

 

Os autores, Daniel e Rosário, finalizam o documento pedindo justiça e paz e ressalta: “com o respeito que nos conhecemos, dizemos e temos a certeza que o fascismo, o terrorismo, o golpismo, não passarão!”

 

A Confederação Sindical Internacional (CSI), maior federação internacional de sindicatos, condena os ataques de turbas neofascistas ao Congresso, gabinetes presidenciais e Supremo Tribunal do país e denuncia o ex-presidente do Brasil por estar por trás dos atos terroristas. 

 

“A CSI apoiou nossos sindicatos e trabalhadores no Brasil quando a extrema direita conspirou para dar um golpe constitucional contra a presidente Dilma Rousseff e nós apoiamos o presidente Lula quando ele foi injustamente acusado de corrupção. Estamos agora com os sindicatos, trabalhadores e o povo do Brasil na defesa de seu governo democraticamente eleito contra a bandidagem e violência”, disse o secretário-geral adjunto da CSI, Owen Tudor.

 

A Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), uma organização sindical internacional que reúne sindicatos dos trabalhadores da Construção e da Madeira do mundo, incluindo mais de 70 organizações sindicais brasileiras, disse que repudia os ataques à Democracia e diz que tem as organizações sindicais do mundo se solidariza com os trabalhadores brasileiros. 

 

“Ativamos todos os alarmes de nossas estruturas globais em defesa da democracia brasileira, exigimos que os criminosos sejam condenados e punidos . Desejamos paz e harmonia para o povo brasileiro e estamos certos de que serão tomadas todas as medidas para garantir que a convivência e harmonia sejam buscadas de acordo com o anseio da classe trabalhadora”, diz trecho do documento.

 

A União Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras (UGT) apela para que as forças democráticas e as instituições militares do Brasil precisam preservar a ordem constitucional. A entidade afirmou que Bolsonaro está por trás do terrorismo em Brasília, já que até hoje não aceitou o resultado da eleição, que as imagens do terrorismo no Brasil lembram o crime que aconteceu no Capitólio, nos Estados Unidos há pouco mais de dois anos. 

 

O texto final da entidade, também publicado em seu site, ressalta que o fascismo não admite posição intermediária e representa uma ameaça constante e real à ordem constitucional em nossas democracias. 

 

“Por tudo isso, a União Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras (UGT) condena veementemente o atentado ao Congresso brasileiro, conclama as forças democráticas e as instituições militares daquele país a preservarem a ordem constitucional, e se solidariza com o povo de Brasil e o governo eleito de Lula da Silva”. 

A Carter Center, organização não governamental nos Estados Unidos, condenou os atos violentos nas instituições democráticas, executivo, legislativo e judiciário, e elogiou a resposta rápida do governo para restaurar a ordem civil e se juntar ao apelo internacional por responsabilidade e justiça para esses atos ilegais. “A polarização política existe em democracias vibrantes como o Brasil, mas o estado de direito fornece mecanismos para dissidência pacífica que não incluem violência e destruição”, disse trecho da nota. 

A CUT Chile apoia e exige respeito ao processo democrático que levou Lula da Silva à presidência  condena, rejeita categoricamente a tentativa de golpe no Brasil e alerta os governos da América Latina sobre o perigoso avanço eleitoral dos setores neofascistas em nossos países. A Central chilena, em nota, disse que os progressistas têm papel fundamental na construção de políticas que tragam soluções concretas para melhorar o país.

“Do Chile nos solidarizamos com os trabalhadores brasileiros que veem em Lula da Silva uma esperança, depois de ter sofrido os estragos do governo Bolsonaro, principalmente com a política genocida com que enfrentou a pandemia e que causou milhares de mortes em sala de aula trabalhador brasileiro”.

A Intersindical Confederação Galega (CIG), entidade sindical localizada em Santiago, no Chile, manifestou contra o golpe no Brasil, espera que todos envolvidos sejam punidos e se solidariza com Lula. 

“Esperamos que estes feitos não fiquem impunes e que as responsabilidades sejam assumidas, tanto por quem os executou como por quem vos provocou. Apoiamos as últimas decisões tomadas pelo Presidente Lula, com o Decreto de Intervenção Federal no Distrito Federal, bem como as manifestações pró-democracia chamadas em todo país contra o golpismo e o fascismo, e em defesa da democracia”.

Organizações do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial rechaçaram veementemente o fascismo e o terrorismo ocorrido no dia 08/01/2023 no Brasil. E a La Coalitian Solidarié Brésil, que em português significa Brasil Coalizão Solidária e que reúne organizações francesas de solidariedade internacional que possuem parceiros brasileiros, disse que não tolera violência, mas disse que é preciso ficar em alerta com estes atos da extrema direita. 

 A Central Unitaria de Trabajadores de Colombia "CUT" condenou e rechaçou a tentativa de golpe das forças fascistas comandadas por Bolsonaro contra o governo democrático e legítimo de Lula.

 A CTA também em sua rede social repudiou os atentados terroristas e deu seu apoio ao presidente Lula.

 

 Desde la @CTAAutonoma repudiamos el intento de Golpe de Estado del Bolsonarismo y nos solidarizamos con nuestro hermano @LulaOficial. No permitiremos que la democracia sea quebrantada en Brasil https://t.co/UQDQGHXItg

— Adolfo Fito Aguirre (@adolfoacta) January 8, 2023