• Kwai
MENU

Publicado: 18 Janeiro, 2008 - 16h21

Escrito por: Jornal da Comunidade promove “passaralho” e demite diretores do Sindicatodos Jornal

 

Numa atitude de confronto e total desrespeito à legislação, a direção do Grupo Comunidade, que publica os jornais Coletivo e Comunidade, demitiu sumariamente cinco jornalistas, dentre eles dois diretores do Sindicato dos Jornalistas do DF. Os companheiros Sandro Dilamar dos Santos, um dos suplentes da Diretoria Executiva, e Dermeval Fernandes Dantas, membro titular do Conselho Fiscal, foram comunicados de que eles e mais três trabalhadores estavam demitidos. Além dessas demissões, haverá outras, o que configura "passaralho" na empresa.


Ao tomar essa atitude, a direção do Grupo Comunidade desrespeitou um direito legítimo do trabalhador, que é o de ser representante sindical da categoria. Além dessa atitude conflituosa, o Jornal da Comunidade vem atrasando sistematicamente os salários dos trabalhadores. O Sindicato vem denunciando essa irregularidade e já comunicou o fato à Delegacia Regional do Trabalho (DRT-DF).


O jornal também descumpre a legislação ao utilizar estagiário como mão-de-obra profissional, o que se constitui em fraude à lei que regulamenta a profissão. A Diretoria do Sindicato já tomou providências jurídicas para reverter as demissões.