• Kwai
MENU

Porto Alegre implanta tecnologia de acesso à internet pela rede elétrica

Publicado: 08 Abril, 2008 - 17h36

Modelo de transmissão permite que dados, imagens e voz trafeguem a 45 megabites por segundo, uma velocidade 850 vezes superior à da linha discada hoje utilizada, além de baratear o processo de instalação

Com o objetivo de oferecer internet em banda larga à periferia e promover a inclusão social na capital gaúcha, a Procempa, Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre, implantou uma nova tecnologia que permite o acesso à internet por meio de energia elétrica, chamada Power Line Communication (PLC). A nova tecnologia permite que dados, imagens e voz trafeguem a 45 megabits por segundo, velocidade 850 vezes superior à da linha discada usada no país.

"Este é um projeto piloto", explicou o diretor técnico da Procempa, Zilmiro Tartari, afirmando que a grande vantagem da rede PLC é o baixo custo, pois utiliza a infra-estrutura já existente para transmissão e distribuição dos cabos de energia elétrica e, dessa forma, o sistema dispensa os custos de instalação e obras.

A primeira experiência da tecnologia foi implantada no Centro Administrativo Regional (CAR) da Restinga, bairro periférico da capital. Além do Centro, a Rede PLC também foi estendida ao posto de Saúde Macedônia, à Escola Municipal Alberto Pasqualini e ao posto local do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (AEP Senai), buscando a inclusão social e a democratização do acesso à internet à população.

De acordo com o prefeito José Fogaça, "em menos de um ano, o acesso à Internet em banda larga pela corrente elétrica já é realidade na Restinga, um dos bairros mais populosos e carentes da capital", e destacou que "estamos no início de uma grande revolução, que coloca a tecnologia a serviço da democratização da informação na periferia", afirmou. O prefeito destacou ainda que o avanço tecnológico reduz os custos para o serviço público e resulta na melhoria das condições de vida da população.

O diretor técnico da Procempa, Zilmiro Tartari, explicou a empresa chegou com fibra óptica até uma subestação próxima ao bairro e com um emulador converteu o sinal da internet para a rede elétrica. "O sinal de Internet entra em média tensão e perde força no caminho", explicou Tartari. "Por isso, colocamos amplificadores para potencializar o sinal a cada 500 metros". "Na Praça Esplanada, na área central do bairro, a tecnologia sem fio permite o acesso gratuito aos portadores de notebooks", destacou.

Para Luís Canabarro Cunha, assessor de relações institucionais da Procempa, um dos fatores importantes dessa tecnologia é viabilizar o acesso a programas sociais, como telecentros e centros de saúde. No Centro Administrativo Regional da Restinga, por exemplo, foram instalados terminais de auto-atendimento ligados à internet e que oferecem serviços como os da Prefeitura de Porto Alegre, e a emissão de segunda via de conta de luz.

Com cerca de 3,5 quilômetros de extensão, a PLC é a maior rede de extensão do país em média e baixa tensões, e transmite dados, imagens e voz em alta velocidade através da rede elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

A tecnologia de internet via rede elétrica implantada em Porto Alegre serviu de exemplo ao governo do Pará que, através da empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), realizou um convênio com a Procempa para desenvolver a troca de conhecimentos sobre os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Carlos Lisboa Francês, presidente da Prodepa, afirmou que a tecnologia está sendo implantada este ano na cidade de Benevides, na região metropolitana de Belém, e que "nosso objetivo é aplicar a tecnologia PLC nas áreas prioritárias da saúde, educação e segurança".

Para Tartari, a atuação da Procempa está despertando o interesse de outras empresas públicas que pretendem desenvolver projetos inovadores na área da tecnologia da informação. A empresa, com o projeto ‘Power Line Communication (PLC) – Internet pela rede elétrica’, está entre as 12 finalistas concorrentes ao prêmio internacional Utilities Telecom Council (UTC) 2008, que ocorrerá no dia 6 de maio nos EUA.

www.horadopovo.com.br