Paraná
Sindicatos se unem por uma convenção coletiva unificada nas obras e manutenção da Petrobrás e Ultrafértil
Publicado: 25 Maio, 2009 - 17h22
Escrito por: CUT/PR
Sintrapav, Sindipetro, Sindicato dos Vigilantes, Sindiquímica, Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, e Sindimont. Essas seis entidades, todas filiadas à Central Única dos Trabalhadores no Paraná, uniram forças para lutar por uma Convenção Coletiva Unificada para os trabalhadores das obras de ampliação e de manutenção da Petrobrás e Ultrafértil. O objetivo é garantir uma pauta comum a esses funcionários terceirizados, que muitas vezes ficam sujeitos às ‘tramoias' de empreiteiras que desrespeitam diversos direitos trabalhistas previstos na CLT.
O debate entre os sindicatos acerca das reivindicações vem desde o segundo semestre de 2008 e chegou-se ao entendimento que agora é a hora de mobilizar os trabalhadores para avançar na pauta.
Diante disso, a CUT-PR e as seis entidades convocaram assembleia geral extraordinária para esta terça-feira [26], na Refinaria Presidente Getúlio Vargas [Repar/Petrobrás], em Araucária, às 06h00, em duas sessões simultâneas: uma no portão PV-9 [novo viaduto da Rodovia do Xisto - BR 476] e outra no PV-5 [portão lateral à Repar, próximo à Ultrafértil].
Por se tratar de assembleias de grande porte, com participação de aproximadamente 10 mil trabalhadores, a CUT-PR pede o apoio das entidades filiadas da região, com o envio de sindicalistas para auxiliar na mobilização. "A unidade e solidariedade da classe trabalhadora são fundamentais para que possamos conquistar direitos para esses companheiros", ressalta Roni Anderson Barbosa, presidente da CUT-PR.
A orientação é para que os dirigentes sindicais cheguem por volta das 05h30 na Repar, quando serão instruídos sobre a continuidade do procedimento. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Geral da CUT pelo telefone [41] 3232.4649.
:: Pauta da Assembleia
1. Discussão e aprovação da pauta de reivindicações dos trabalhadores lotadas nas obras e manutenção da Petrobrás e Ultrafértil;
2. Autorização para os sindicatos entrarem com dissídio coletivo no caso de insucesso das negociaçãoes;
3. Indicativo de greve;
4. Autorização para que a assembleia tenha caráter permanente até o témino das negociações;
5. Assuntos gerais.
:: Principais reivindicações
- Correção salarial pelo INPC [1º de junho de 2008 a 31 de maio de 2009];
- 20% de aumento real de salários;
- Participação nos Lucros e Resultados [PLR] Unificada;
- Piso Salarial Unificado [897,60];
- Cesta-Básica e crédito alimentação;
- Horas-extras com adicional de 100% e 200%;
- Ajuda de Custo de R$ 450,00;
- Adicional de Periculosidade de 30%;
- Fim do Contrato por Obra Certa.