Papeleiros de São Paulo
Assembleia debaterá criação de Federação .
Publicado: 25 Junho, 2009 - 10h46
Escrito por: CNQ/CUT
Os cinco Sindicatos Papeleiros do Estado de São Paulo, filiados à Central Única dos Trabalhadores - CUT ( Papeleiros de Itapeva e Nova Campina; de Jacareí, São José dos Campos, Guararema; de Mogi das Cruzes, Suzano e Região; Salto e de Sorocaba e Angatuba) realizam na quinta-feira, dia 25 de junho, assembléias nas bases para debater a proposta de criação de uma nova Federação dos Papeleiros no Estado de São Paulo, abrangendo esses Sindicatos .
O presidente do Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes e Região, Mário Roberto Ventura, explica: "Com a nova Federação, pretendemos ocupar um espaço mais amplo no cenário sindical, com o objetivo de fortalecer a organização da categoria, melhorar ainda mais nossa intervenção no cenário econômico do Estado de São Paulo, mais notadamente no segmento de papel e celulose, tendo assim maior poder de pressão junto aos patrões de nossa categoria, tendo uma entidade realmente representativa e com compromissos com os trabalhadores".
Ele ressalta que os sindicatos não perderão a autonomia de ação e de decisão. Ao contrário, terão na Federação um instrumento a mais para a luta e organização dos trabalhadores.
"Até pouco tempo, éramos obrigados a aceitar sem questionamento a Federação dos Papeleiros do Estado de São Paulo, com a qual por diferença de concepção, dificilmente conseguíamos levar um trabalho conjunto. Hoje, graças às mudanças realizadas na estrutura sindical, já temos as condições práticas de criar uma Federação mais alinhada com nossas lutas e ações."
Mário Roberto Ventura reitera que a nova Federação contribuirá para reformar ainda mais a ligação dos papeleiros com a CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico), com a CUT e também com o Sinap (Sindicato Nacional dos Papeleiros).