Papeleiros de Mogi das Cruzes e Região...
Publicado: 06 Maio, 2010 - 10h08
Escrito por: João Caetano - CNQ-CUT
Será realizada nesta quinta e sexta-feira,dias 6 e 7 de maio, eleição para o Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes,Suzano e Região. Apenas uma chapa se inscreveu: Chapa 1 – Luta, Trabalho e Conquistas,apoiada pela CUT, CNQ e o Sinap.
O Sindicato possui cerca de 4.500trabalhadores e trabalhadoras na base de representação, sendo cerca de 3 milcom direito a voto. O pleito começa às 9 horas da quinta-feira, encerrando-seàs 18 horas da sexta. Haverá oito urnas nas empresas da região, uma urna nasede, outra na subsede, além de uma urna itinerante que percorrerá as empresasmenores.
A Chapa 1 conta com 24 componentes, sendoduas mulheres. Ela é encabeçada por Mário Roberto Ventura. Segundo MárioRoberto, o não registro de outras chapas demonstra que a categoria estácontente com o trabalho executado pela atual direção. "Isso égratificante, mas, ao mesmo tempo, nos impõe um desafio: precisamos darcontinuidade ao trabalho. No entanto, sem se acomodar, entendendo que aconjuntura é dinâmica, cada momento é diferente, exigindo novasrespostas."
Mário afirma que a chapa representa acontinuidade com renovação. "É o prosseguimento de uma concepção sindicale de Brasil, que surgiu lá atrás, no final dos anos 70 do século passado",diz ele. Mário relembra que essa concepção sindical assustou patrões,confrontou com coragem a ditadura militar e conquistou na luta e na práticamais liberdade para os sindicato, para a classe trabalhadora e para a sociedadebrasileira.
"Passados tantos anos, essa visão deSindicato resultou no governo Lula e nas mudanças econômicas sociais e políticasque o Brasil deste século XXI começou a realizar."
Há ainda muito caminho pela frente, mas agente está a caminhar.
Participação das mulheres
O dirigente papeleiro destaca ainda aparticipação de duas companheiras na chapa. "As companheiras de nossacategoria possuem reivindicações específicas que precisam ser discutidas,debatidas para podermos avançar nas conquistas", diz Marinho.
Ele reafirma também o compromisso da Chapa1 com o Sindicato Nacional dos Papeleiros, com a Confederação Nacional do RamoQuímico (CNQ-CUT) e com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) que "é anossa grande referência , quando se trata de um sindicalismo de luta, deconquistas e de compromisso com a classe trabalhadora".