Operários da Foxconn ameaçam com...
Após ameaçarem se jogar do telhado, fábrica que produz Xbox 360 da Microsoft saldou a dívida. 14 se suicidaram em 2011
Publicado: 12 Janeiro, 2012 - 10h22
Escrito por: Leonardo Severo
Cerca de 300 funcionários da Foxconn na China, onde é fabricado o videogame da Microsoft, o Xbox 360, ameaçaram pular do telhado e cometer suicídio coletivo caso a multinacional estadunidense continuasse postergando o pagamento de atrasados aos que aderiram ao programa de desligamento voluntário.
Os operários reclamam das condições de trabalho abusivas e da persistente discriminação nas linhas de montagem, o que fez com que somente no ano passado 14 funcionários da empresa tenham cometido suicídio.
A situação só foi resolvida após a intervenção do prefeito de Wuhan que conseguiu que a Foxconn agilizasse o pagamento, com o protesto terminando sem nenhum ferido.
“Estamos comprometidos com o tratamento justo e a segurança dos trabalhadores empregados pelos nossos fornecedores, para que isso assegure a conformidade com a nossa política", declarou hipocritamente o representante da multinacional. Em vez de melhorar suas deploráveis práticas, a Foxconn passou a utilizar redes de proteção em volta das fábricas.