• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Nova direção do SINPAF retoma relação com movimento social e sindical

Ato foi realizada na última sexta-feira (14) na sede do Sindicato em Brasília-DF

Publicado: 18 Fevereiro, 2020 - 15h14

Escrito por: SINPAF

Reprodução
notice

A solenidade de posse da Diretoria Nacional do SINPAF, realizada na última sexta-feira (14/2), na sede do Sindicato em Brasília-DF, contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre filiados, seções e centrais sindicais, instituições ligadas às empresas da base (Embrapa, Codevasf, Emepa, Emparn e Pesagro) e diversos representantes de organizações, movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores de empresas e serviços públicos.

O evento firmou a retomada de antigos apoiadores, assim como possibilitou um ambiente favorável para estreitar o relacionamento com as demais instituições que atuam na defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O presidente do SINPAF, Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, reafirma que “a Diretoria Nacional do SINPAF manterá uma postura de caminhar junto com outros sindicatos, centrais, movimentos sociais, na defesa e manutenção dos diretos das trabalhadoras e dos  trabalhadores, contra qualquer desmonte das empresas públicas e, em especial, as empresas de base do SINPAF.”

A vice-presidente do SINPAF, Alexandra Wickboldt Hellwig Freitas, disse que, durante a campanha eleitoral, quando fez um circuito de visitas nas unidades e superintendências das empresas de base, ouviu dos empregados públicos que fosse feito um Sindicato diferente. “Durante as andanças eu percebi a falta que faz o olho-no-olho, de estar presente na base, de conversar. As relações virtuais ficaram muito voláteis, então não se consegue agregar e firmar parcerias”, afirmou a dirigente.

Também fizeram parte da mesa de solenidade: o representante da CUT Nacional, Valeir Ertle; a representante do MST, Bárbara Loureiro; e o representante da Fenae e do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas (CNDEP), Jair Pedro.

Ao ressaltar a importância das empresas da base do SINPAF para a pesquisa e o desenvolvimento nacional, o secretário de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle, falou sobre o desrespeito do governo ao servidor público e do perigo das privatizações. Esclareceu sobre a mobilização dos petroleiros e de categorias como dos bancários (Caixa Econômica e do Banco do Brasil), que estão passando por um processo de desmonte de suas empresas para serem privatizadas.

Ertle desejou sucesso à nova diretoria e convocou a categoria do SINPAF para a mobilização em defesa do Serviço Público que está em curso. “Temos que fortalecer, mostrar pra esse governo que parasitas são eles e que estamos na defesa do serviço público, na defesa do Brasil, afirmou o representante da Central.

 

Jair Pedro, que representou a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em nome da Rita Serrano, coordenadora do CNDEP, afirmou que a única alternativa dos trabalhadores brasileiros é a mobilização e a unidade das categorias.

De acordo com o bancário, o Brasil passa por um período de guerra de comunicação, onde as estratégias são milimetricamente pensadas. “Então a gente tem que manter fôlego, valorizar as entidades que é o nosso meio, é a nossa forma de organização, não temos outra. Então, a gente vai estar junto, contem com a gente”, afirmou Jair Pedro.

O MST, segundo a representante do setor de Produção do movimento, Bárbara Loureiro, em seus longos 35 anos de existência, tem questionado qual é o seu papel daqui para frente, diante de tudo que o país está enfrentando, dos latifúndios e dos maiores crimes ambientais recentes. “Estamos reafirmando os nossos territórios, a promoção da necessidade de se produzir alimentos saudáveis e da agroecologia, reafirmando o papel que nós temos na produção de alimentos saudáveis para levar para os trabalhadores na cidade e que não vamos fazer isso sozinhos”, disse Loureiro.

Bárbara informou que o MST lançou o desafio de cuidar dos bens comuns com a missão de plantar 100 milhões de árvores nos próximos 10 anos.

A representante também convidou as mulheres da categoria do SINPAF para participarem do 1º Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, entre os dias 5 e 9 de março, em Brasília. “Seremos 3.500 mulheres de todo o país para darmos um recado também a esse governo de que não vão parar a gente também”, afirmou Bárbara Loureiro.

Em um momento emocionante, ex-presidentes do SINPAF também puderam expor sobre a história do Sindicato e suas expectativas de futuro. Os ex-dirigentes que participaram foram: Vilmar Lacerda (gestão de 1991 a 1995); Lenildo Moraes (gestão de 1998 a 2001); Valter Endres (gestão de 2004 e 2010). Selma Beltrão, que foi a única mulher presidente do SINPAF e que esteve à frente do Sindicato entre 2003 e 2004, enviou um vídeo saudando a nova diretoria.

A posse foi transmitida ao vivo para toda a base do SINPAF pelo: Facebook.com.br/SINPAFDiretoriaNacional

NOVA DIRETORIA – a Diretoria Nacional aleita para o mandato 2019/2022 tem a seguinte composição:

 

Diretoria/cargo

Diretor

Presidente

Marcus Vinicius Sidoruk Vidal

Vice-Presidente

Alexandra Wickboldt Hellwig Freitas

Secretário Geral

Dione Melo da Silva

Suplente de Secretário Geral

Carlos Alberto Santos de Melo

Administrativo e Financeiro

Antônio Aparecido Guedes de Oliveira

Suplente Administrativo e Financeiro

Elanderson Soares Lima

Divulgação e Imprensa

Antônio Marcos Santos Pereira

Formação Sindical

Jean Kleber de Sousa Silva

Suplente Formação Sindical

David de Souza Costa

Ciência e Tecnologia

Mário Artemio Urchei

Suplente Ciência e Tecnologia

Francisco Elias Ribeiro

Assuntos Jurídicos e Previdenciários

Adilson Ferreira da Mota

Suplente Assuntos Jurídicos e Previdenciários

Ramon Araujo de Vasconcelos

Relações Institucionais

Tércia Zavaglia Torres

Suplente Relações Institucionais

Vanderleia Costa

Políticas Sociais e de Cidadania

Márcia Georgine Rocha Campos Coelho

Suplente Políticas Sociais e de Cidadania

Orlane da Silva Maia

Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Diene Araújo Soares

Suplente Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Francisco Roberto Vieira Sampaio

Regional Norte

Michelliny Pinheiro de Matos Bentes

Suplente Regional Norte

Simone Alves de Souza

Regional Nordeste

Hélder Lima Carvalho

Suplente Regional Nordeste

José Afonso Lima de Abreu

Regional Centro-Oeste

Antônio Carlos Conte

Suplente Regional Centro-Oeste

Luciene Dionizio Cardoso

Regional Sudeste

Damaris Alencar de Farias

Suplente Regional Sudeste

Graziella Galinari

Regional Sul

Paula Pucci

Suplente Regional Sul

Ademar Rodrigues Neto