• Kwai
MENU

Nos EUA Lula defenderá soberania brasileira diante de Trump. Veja ao vivo

Lula defenderá soberania brasileira no discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, a partir das 10h. A expectativa é de que refute os ataques dos EUA ao Brasil diante de Donald Trump

Publicado: 23 Setembro, 2025 - 08h40 | Última modificação: 23 Setembro, 2025 - 10h35

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha

Ricardo Stuckert / PR
notice
Lula na Conferência Internacional para a Resolução Pacífica da Questão Palestina

Nesta terça-feira (23) a partir das 10h é a primeira vez que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deve encontrar Donad Trump desde que ele assumiu a presidência dos Estados Unidos. Apesar de não haver nenhuma agenda oficial programada entre os dois, Trump deve assistir o discurso de abertura de Lula na 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA). Trump falará em seguida.

A expectativa é a de que mesmo em solo norte-americano e diante de Trump, o presidente Lula defenderá a nossa democracia, os compromisso da COP 30 com a preservação ambiental, a reforma da ONU, falar sobre os conflitos em Gaza e na Ucrânia e criticar as taxas impostas ao Brasil pelos EUA e as ameaças ao judiciário brasileiro como pressão para impedir a prisão de Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Na segunda-feira (22), Trump anunciou a sanção financeira contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, que já havia sido sancionado em julho, com base na lei Magnitsky , e a revogação dos vistos de sete autoridades brasileiras e seus parentes.

São eles: o advogado-geral da União, Jorge Messias; a chefe de gabinete de Alexandre de Moraes, Cristina Yukiko Kusahara Gomes; o ex-advogado-geral da União José Levi; os atuais e ex-integrantes do gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal, os juízes Airton Vieira, Marco Antonio Martin Vargas e Rafael Henrique Janela Tamai Rocha; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves. O presidente dos EUA já havia restringido a cinco quarteirões a circulação do ministro da saúde, Alexandre Padilha, que diante da afronta decidiu não ir a ONU.

Acompanhe ao vivo o discurso do presidente Lula na ONU

<

Ontem o presidente Lula discursou na Conferência Internacional de Alto Nível para discutir a situação da Palestina. Em sua fala, ele denunciou a ocupação de territórios palestinos e afirmou que a comunidade internacional não pode ignorar a limpeza étnica em curso que está sendo feita por Israel em Gaza.

Veja como foi