• Kwai
MENU

Norma Regulamentadora e as doenças no setor...

Seminário no Paraná chama atenção para o combate às doenças causadas pelo excesso da carga horária de trabalho

Publicado: 31 Março, 2011 - 10h32

Escrito por: Rui A.G.Marques - FTIA

notice

O evento foi organizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) com o apoio da CUT, CONTAC, Ministério Público do Trabalho MPT, Ministério do Trabalho e Emprego e da Fundacentro e serviu para aprofundar o debate sobre a elaboração da NR para o setor frigorífico no Brasil. Compareceram sindicalistas várias regiões do estado, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.


Durante o seminário o presidente da CUT Paraná, Roni Barbosa ressaltou a importância da discussão por parte dos trabalhadores do setor frigorífico e dos seus sindicatos sobre a solução dos vários problemas que afligem a categoria entre eles o mais importante, o combate às doenças laborais LER/DORT/ estresse e depressão causadas pelo excesso da carga horária de trabalho.


O presidente da FTIA, Ernane Garcia explicou aos presentes que “o evento foi o primeiro de muitos que serão organizados no estado para fazer avançar a elaboração de uma normativa que proteja a saúde dos trabalhadores do setor frigorífico brasileiro”.


Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC também ressaltou a importância do seminário. "O movimento sindical tem que se organizar cada vez mais para se contrapor as mudanças no mundo do trabalho. Isto é fundamental para podermos representar os interesses dos trabalhadores em todas as áreas e a saúde é, sem dúvida, a mais importante de todas".


Debates
Além dos sindicalistas participaram do evento o Procuradores do Ministério Público do Trabalho, Dr. Ricardo Bruell da Silveira, do Paraná, Dr. Sandro Sarda, de Santa Catarina, Dr. Paulo Roberto Cervo, do Ministério do Trabalho e Emprego, Thais Helena de Carvalho Barreira, da Fundacentro, Dr. Ruddy Cesar Facci, especialista em Medicina do Trabalho, Celeste Ribeirete, da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Enio Soares do Ministério do Trabalho e Emprego, Marisa Stedile, secretaria geral da CUT Paraná e presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Hermes Leão, da APP Sindicato, Sandro Silva, do DIEESE e Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC.


Durante os debates os participantes puderam expor suas dúvidas quanto as questões relacionadas a legislação já existente e a aplicação da nova NR que está sendo elaborada por representantes dos trabalhadores, governo e empresários e que será depois enviada ao Ministério do Trabalho para analise e posterior publicação no Diário Oficial. O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Sandro Sarda (SC) foi um dos que mais defendeu o aprimoramento da NR para que ela não acabe beneficiando os interesses dos empresários do setor. "Não podemos concordar com normas que venham precarizar ainda mais os direitos dos trabalhadores. Devemos andar para a frente e não retroceder!", afirmou durante o evento.

Ao final do seminário todos saíram com uma certeza: os sindicalistas devem aprofundar mais o seu conhecimento sobre a legislação e pressionar cada vez mais as empresas a respeitar a saúde dos trabalhadores para coibir o aumento dos casos de LER/DORT no setor frigorífico e avícola. O Procurador do Trabalho Ricardo Bruel (PR) em seu discurso de encerramento enalteceu a organização do seminário e afirmou que o Ministério Púbico do Trabalho não existe para tomar o lugar dos sindicatos mas sim agir na defesa dos direitos da população e atuar no sentido de fazer com que a sociedade avance cada vez mais na direção de um estado de direito com mais justiça social para todos, principalmente para os trabalhadores.


Participantes
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Apucarana (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Arapongas, Rolândia e Sabaudia (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Cascavel (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Porecatu (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Frigoricas, Laticinios e Derivados, Rações e Derivados de Castro-Carambeí (PR), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Mate, Laticinios e Frigorificos de Curitiba e Região Metropolitana (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Cianorte (PR), Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Alimentos de Umuarama (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Frigorificas, Laticinios e Derivados e Ponta Grossa (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimetação de Francisco Beltrão (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Marechal Cândido Rondon, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Dois Vizinhos (PR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Criciuma (SC), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Uberlândia (MG), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação CONTAC (SP), Central Única dos Trabalhadores CUT Paraná, APP Sindicato (PR), Fundacentro, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA).