• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Noite de cinema nos Metalúrgicos do ABC tem estreia do filme Chão de Fábrica

Documentário conta a história da luta dos trabalhadores brasileiros desde 1978

Publicado: 20 Setembro, 2018 - 11h28

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
notice

Na próxima sexta-feira, 21, às 18h, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebe o lançamento do filme “Chão de Fábrica” dirigido por Renato Tapajós e Hidalgo Romero. A atividade, na Rua João Basso, 231, no centro de São Bernardo do Campo, contará com a presença dos diretores.

A história da luta dos trabalhadores brasileiros desde 1978, até os dias atuais, com enfoque no movimento sindical, exibido em 13 episódios na TVT em 2017, virou um documentário de 1h30 de duração.

O cineasta, roteirista e escritor Renato Tapajós é considerado um dos principais documentarias do sindicalismo brasileiro.

Com um vasto material de arquivo, filmagens e entrevistas com especialistas e sindicalistas, produziu o longa sobre as grandes greves ocorridas no ABC.

O roteirista Hidalgo Romero foi montador da série Chão de Fábrica e do longa “Esquerda em Transe”, também dirigido por Tapajós.

Em 1980, Tapajós fez o filme “Linha de Montagem”, que além de marcar o surgimento do ex-presidente Lula como personagem da política brasileira, também marcou o surgimento do Novo Sindicalismo.

“Chão de Fábrica”, segundo o próprio diretor, é uma espécie de continuação do “Linha de Montagem”, já que conta tudo o que aconteceu depois.

carregando
carregando