Modernização dos portos e...
Seminário portuário realizado em Santos debateu a Importância da gestão portuária pública para a eficiência do setor
Publicado: 20 Outubro, 2010 - 17h28
Escrito por: CUT Nacional*

Representantes de trabalhadores portuários de todo o país e autoridades estiveram reunidos nos dias 19 e 20 de outubro, no seminário “A Importância da Gestão Portuária Pública para Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”, realizado no auditório da sede do SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária), em Santos/São Paulo. O evento foi promovido pela Federação Nacional dos Portuários em parceria com o DIEESE.
O ministro de Portos, Pedro Brito, participou da abertura do seminário que contou com a presença dos consultores José Ricardo Ruschel dos Santos e Daniel Lúcio Souza que falaram sobre a “Organização institucional e a gestão dos portos brasileiros”.
O presidente do SINDAPORT e vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários, Everandy Cirino dos Santos, destacou a importância do evento para a discussão de assuntos de grande relevância para o setor portuário. “A infraestrutura e a modernização dos portos, bem como a participação dos trabalhadores diante das mudanças que atingem o setor estiveram entre os temas debatidos. É muito importante a realização de um evento como este aqui em Santos onde está o maior porto do país”, ressaltou.
A CUT esteve representada por Jacy Afonso de Melo, secretário nacional de Organização. Representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Prefeitura de Santos e sindicatos de trabalhadores portuários de todo o país também marcaram presença no evento.
Confira abaixo os temas discutidos no evento:
- Organização institucional e gestão dos portos brasileiros - José Ricardo Ruschel dos Santos, assessor Especial da Secretaria de Portos e Daniel Lúcio Souza, consultor portuário;
– A modernização e os investimentos nos portos brasileiros - Carlos Álvares da Silva Campos Neto, coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea;
- O desenvolvimento brasileiro, os trabalhadores e a infraestrutura portuária - Sérgio Mendonça, do Dieese/SP;
- Os desafios dos portos brasileiros na visão dos atores sociais - Eduardo Lirio Guterra, presidente da FNP e Mauro Salgado, presidente da FENOP;
Além deste temas, o evento discutiu a necessidade de se realizar um projeto com propostas para o setor portuário, bem como a criação de um Grupo de Trabalho técnico para elaborar a Minuta do Projeto a ser apresentado ao BNDES.
Os Portuários também emitiram um manifesto em apoio à continuidade do projeto iniciado no governo Lula, expresso na candidatura de Dilma Rousseff.
A Federação Nacional dos Portuários e mais treze entidades representativas do setor assinaram o documento que traz entre os pontos principais:
- Aumento dos investimentos na infraestrutura portuária e na logística de transportes através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento;
- Fortalecimento da Previdência Complementar no setor portuário;
- Manutenção da Secretaria Especial de Portos-SEP;
- Manutenção das Administrações Portuárias Públicas;
- Profissionalização da Gestão Portuária;
- Valorização do Trabalho Portuário;
* com informações do Sindaport.