Metalúrgicos de Açailândia (MA) lutam...
Publicado: 31 Maio, 2010 - 09h15
Escrito por: Valter Bittencourt - Imprensa CNM/CUT
Nosúltimos dias, os metalúrgicos de Açailândia, no Maranhão tiveramótimas noticias sobre a audiência no Ministério Público do Trabalho sobreo caso das empresas siderúrgicas guseiras, que cortaram as refeições dostrabalhadores e reduziram a jornada de trabalho com redução de salário.
O sindicatodos metalúrgicos de Açailândia entrou com recurso no dia 14 de janeiro de2010 e teve audiência realizada em 17 de maio ficou, onde ficoudecidido que as empresas Viena Siderúrgicas, Cia. Siderúrgica Vale DoPindare/Simasa e a Fergumar terão que retornar com almoço e jantar a todosos trabalhadores durante o horário de trabalho. "Os trabalhadores vinhamsofrendo desde 1 de agosto de 2009 com esse problema", disse o presidentedo Sindicato, Jarles Adelino.
A Procuradora Dra.Fernanda Maria Mauri Furnaleto determinou também o prazo final paracompensação salarial aos trabalhadores. "As empresas terão até o dia 06 dejunho para apresentar uma proposta de compensação. A procuradora afirmouaos advogados patronais que os salários dos trabalhadores não ficará do jeitoque está hoje", disse.
Elapode tomar outras medidas para compensar os valores como por exemploimplantando a cobrança das horas intinerantes ou cobrar 100% os domingostrabalhados. "Isso já seria um ganho", finalizou.