Metalúrgicos da AGCO encerram greve em...
Publicado: 15 Fevereiro, 2013 - 15h24
Escrito por: CUT-RS
Terminou nesta quarta-feira (13) a greve dos metalúrgicos da AGCO de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul. Cerca de 800 metalúrgicos estavam parados desde o dia 6 de fevereiro. Em assembleia com votação secreta ficou aprovado 3% de reajuste salarial em fevereiro, sendo 2% de antecipação do mês de maio/2013 e desconto do vale-transporte de 2% de cada trabalhador.
Também será criada uma comissão de trabalhadores e empresa para formar um plano de cargos e salários e até julho a empresa discutirá como se dará a redução da jornada para 40 horas semanais. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, Janir Lino Morais, afirmou que a greve foi positiva devido à unidade entre os trabalhadores.
“A nossa avaliação é de que a paralisação aconteceu no momento exato. Não conseguimos avançar em todos os pontos, mas contamos com o apoio de todos os trabalhadores e não saímos desgastados da greve”, declarou o dirigente.
Segundo ele, o apoio e a participação da CUT, FTM/RS e CNM/CUT foram fundamentais para o sucesso da mobilização. “Contamos com a solidariedade de diversas entidades e sindicatos, inclusive de funcionários da unidade da AGCO de Canoas”, relatou.
Os dias parados serão compensados em três sábados, durante os meses de fevereiro, março e abril.