• Kwai
MENU

Marcha d@s imigrantes acontece neste domingo (7)

CUT é parte da organização; Dia Internacional do Imigrante é 18 de dezembro

Publicado: 05 Dezembro, 2014 - 16h06 | Última modificação: 06 Dezembro, 2014 - 11h37

Escrito por: Comissão da Marcha dos Imigrantes

Divulgação
notice

O Dia Internacional do Imigrante foi estabelecido pela ONU no dia 18 de dezembro 1.990, quando foi ratificada a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias.

Em São Paulo, por iniciativa do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI) e outras associações, há oito anos, os imigrantes mobilizam-se por direitos, reconhecimento e cidadania, organizando a Marcha dos Imigrantes. Neste ano, ela acontecerá no próximo domingo (7), partindo da Praça da República às 9h30, até a Praça da Sé.

O lema deste ano será: “BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA @S IMIGRANTES”

Os mecanismos de exclusão e pobreza criados pelo processo de globalização aprofundaram a desigualdade social em muitos países, trazendo em seu bojo a migração forçada pela pobreza, fome, guerra e perseguições. A vulnerabilidade e a exploração do (a) imigrante e do refugiado também são aprofundadas por questões como barreira do idioma, falta de informações, desconhecimento das diferenças culturais e xenofobia, trazendo como consequência o trabalho escravo, tráfico de pessoas, assédio moral, bullying e não regularização migratória.

A mulher imigrante sofre violência de forma ainda mais aprofundada devido às opressões ligadas à desigualdade de gênero, menor remuneração e violência doméstica.

No Brasil, o tema migratório ainda é regulamentado pelo Estatuto do Estrangeiro, lei 6815/81, com foco predominante na segurança nacional onde os imigrantes ainda são vistos como uma ameaça. Atualmente o Ministério da Justiça criou uma comissão de especialistas com a finalidade de apresentar uma proposta de um Anteprojeto de Lei de Migração baseada na Promoção dos Direitos Humanos dos Migrantes.


A marcha dos imigrantes é uma manifestação popular que clama por essa promoção de direitos e um mundo mais justo, sem fronteiras, inclusivo, plural e solidário. Convidamos a todas/os que lutam pela causa dos imigrantes a participarem dessa grande manifestação.

O ato público sairá da Praça da República (esquina com Rua Barão de Itapetininga), passará pela Av. São Luis, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina e terminará na Praça da Sé.

 

Comissão da 8ª Marcha dos Imigrantes

Organização: CAMI, CDHIC, CUT, SI YO PUEDO, J.S.F., SALVADOR ALLENDE, JAPAYKE, REDE DE APOIO AO MIGRANTE SP E GRU, CAMPEONATOS DE FUTEBOL, ACUARELA PARAGUAYA, GRUPO ALMA GUARANI, IDDAB, WARMIS.

Apoio: PAL, BOLBRA, ADRB, COEBIVECO, J.S.F ARTISTAS POPULARES, GRUPOS FOLCLÓRICOS FEIRAS KANTUTA E PATUJU, ASSCOMBOL, SICURIS DE ITALAQUE, IRMÃS MISSIONÁRIAS SCALABRINIANAS, IGREJA ANGLICANA, GRITO DOS EXCLUÍDOS CONTINENTAL, PROGRAMA BOLIVIA EN TU CORAZÓN, ASSOCIAÇÕES DE IMIGRANTES, CARITAS, INCA CGIL, PREFEFEITURA DE SP.- DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, FORÚM SOCIAL PELOS DIREITOS HUMANOS E INTEGRAÇÃO DOS IMIGRANTES NO BRASIL.