• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Mais de 26 mil pessoas tomaram vacina vencida contra Covid-19. Confira seu lote

As pessoas que tomaram vacinas dos lotes de AstraZenica após a validade terão de se imunizar novamente. Confira o se o seu lote estava entre os vencidos

Publicado: 02 Julho, 2021 - 15h18 | Última modificação: 02 Julho, 2021 - 15h29

Escrito por: Redação CUT

Lisa Ferdinando / Fotos publicas
notice

Registros oficiais do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o país. Na prática, é como se as pessoas não tivessem se vacinado. É preciso tomar o imunizante novamente.

Foram oito lotes de AstraZeneca aplicados na população após a data de validade, segundo cruzamento de dados inédito feito pela Folha de S Paulo. É possível conferir o lote na carteira individual de vacinação.

Reprodução/Folha S PauloReprodução/Folha S Paulo

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

 Até o dia 19 de junho, os lotes do  imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, segundo a Folha de S Paulo.

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, diz o jornal. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

 

Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.