• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Lula: No meu coração só tem espaço para amor porque o amor vai vencer nesse país

Em discurso na Vigília Lula Livre, ex-presidente agradeceu a militância que esteve ao seu lado nos 580 dias de prisão política e disse que sai da prisão sem ódio no coração

Publicado: 08 Novembro, 2019 - 19h21 | Última modificação: 09 Novembro, 2019 - 08h36

Escrito por: Rosely Rocha

Joka Madruga
notice

O ex-presidente Lula está livre. E a primeira coisa que fez quando foi libertado 580 dias depois da prisão política na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba ( PR), foi agradecer o apoiou da militância na Vigília Lula Livre.

Joka MadrugaJoka Madruga

O ex-presidente disse que imaginava ao sair que poderia dar um grande abraço, um grande beijo em cada pessoa presente na vigília.

“Vocês não sabem o significado e a importância de vocês na minha vida. Vocês não têm noção do que representaram para mim. Eu fiquei mais fortalecido, mais corajoso”, disse.

"Todo santo dia, vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir à safadeza e à canalhice que um lado podre do estado brasileiro, da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal, da Receita Federal que trabalharam para incriminar o PT e Lula", disse o ex-presidente.

Lula agradeceu uma a uma as dezenas de pessoas que ajudaram a manter a Vigília Lula Livre da CUT, do MST, do PT, do MAB e das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. Ele também agradeceu a sua equipe, citou seu secretário Marco Aurélio, o fotógrafo Ricardo Stuckert, os advogados, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, entre outros.

E, ao citar o nome do responsável por sua segurança, o capitão Moraes, Lula ironizou Jair Bolsonaro. Disse que quando ele tivesse que encontrar Moraes, quem deveria bater continência era Bolsonaro, que era tenente e só foi promovido a capitão ao se aposentar do Exército. Moraes, ao contrário é capitão, de verdade.

Joka MadrugaJoka Madruga

No palanque improvisado, Lula apresentou seu neto Thiago, a filha Lurian e sua namorada, a socióloga Rosangela da Silva, com quem disse que pretende se casar.

“Quero apresentar para vocês uma pessoa se eu já falei, mas nem todos vocês conheciam. Quero apresentar a minha futura companheira. Eu  consegui a proeza de dentro da prisão, arrumar uma namorada, ficar apaixonado e ainda ela aceitar casar comigo.É muita coragem dela”, brincou Lula.

O lado mentiroso da Justiça

O ex-presidente disse em seu curto discurso que vai lutar para melhorar a vida do povo brasileiro e também para mostrar ao país que os procuradores da Lava Jato e o ministro da Justiça, Sérgio Moro,  são mentirosos.

“Quero dizer alto e bom som para a Nação que tem um lado mentiroso da Polícia Federal, da base do Ministério Público e da força-tarefa da Lava Jato. Eles não prenderam um homem, eles tentaram matar uma ideia. Uma ideia não se mata, não desaparece. E eu quero voltar para provar que se existe uma quadrilha, um bando de mafioso nesse país que fez essa maracutaia, liderados pela TV Globo, para criminalizar o PT, que eles não têm 10% da minha honestidade”.

Lula afirmou que os que tramaram contra ele têm de saber que caráter e dignidade não se compram em Shopping Center, em feira ou no bar. Tudo que adquiriu na vida veio de sua mãe, dona Lindu, uma mulher analfabeta, que teve 12 filhos.

Foi ela [dona Lindu] que me ensinou a ter dignidade. Por isso, saio sem ódio. No meu coração só tem espaço para amor, porque o amor vai vencer nesse país. Não é o ódio que vai vencer
- Lula

Futuro será percorrer o país

Lula disse que tem visto com preocupação os indicadores sociais do país que pioraram após a sua prisão.

“Depois que eu fui preso, que eles roubaram do Haddad [a eleição presidencial, vencida por Bolsonaro] o Brasil não melhorou, só piorou. O povo está passando mais fome, o povo está desempregado, não tem mais trabalho com carteira assinada, estão trabalhando de Uber, de bicicleta para entregar pizza ou estão trabalhando sem o menor respeito”, criticou.

Para Lula é inconcebível não ter aumento real no salário mínimo nos próximos dois anos, como anunciou o governo no Plano Mais Brasil. E por esse e outros motivos irá percorrer o Brasil para discutir o futuro do país.

“Eu tenho é vontade de provar que esse país pode ser muito melhor, a hora que  quiser . A hora que tivermos um governo que não minta tanto pelo Twitter como Bolsonaro mente e tenha a coragem de propor soluções“.

Ao encerrar o seu discurso emocionado, Lula agradeceu mais uma vez a militância da Vigília Lula Livre.

“Obrigado do fundo do coração. Eu não tenho como pagar a vocês. Serei eternamente grato e fiel à luta de vocês. Que Deus abençoe cada um, cada homem, cada mulher e me dê força para lutar por vocês que ficaram aqui durante esses 580 dias”.