Lula inaugura escola livre de formação...
Sonho antigo do sindicato, escola receberá nome de Dona Lindu em homenagem à mãe do ex-presidente
Publicado: 03 Dezembro, 2013 - 14h04
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC inaugura sua escola na próxima quinta-feira (5), às 18h, a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, localizada na subsede regional de Diadema. A inauguração contará com a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, de prefeitos e demais lideranças políticas da região.
Há mais de 30 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos oferece cursos aos trabalhadores, muitos deles em convênio com instituições de ensino técnico como o Senai (Serviço Nacional da Indústria), mas a ideia de montar uma escola, com espaço próprio, estrutura e instalações adequadas, era um projeto antigo da entidade.
“A escola é um sonho antigo dos Metalúrgicos do ABC. Sempre tivemos a clareza de quanto a formação profissionalizante é importante para o trabalhador e por isso priorizamos essa questão. E mais do que isso, temos a preocupação com a formação do trabalhador enquanto cidadão, conhecedor dos seus direitos e da sociedade. Hoje a escola é uma realidade. Vamos poder realizar ainda mais cursos, com uma estrutura mais apropriada e ainda mais qualidade”, enfatiza o presidente do Sindicato, Rafael Marques.
Na opinião do dirigente, nos dias de hoje, em que as tecnologias evoluem rapidamente, a qualificação é um grande desafio para o profissional. “O mercado está exigente e o trabalhador precisa ter acesso a cursos de capacitação. Essa é também uma necessidade da região, que ao qualificar seus profissionais também se torna mais competitiva”, ressalta.
Além dos cursos de qualificação profissional, a escola oferece atividades que atendem à formação integral. Palestras, debates, oficinas culturais, cursos de matemática e português e um módulo específico para a formação política (“Sindicato e Cidadania”) compõem a matriz curricular. A escola ocupa uma área de 2 mil m², construída especialmente para abrigar o espaço educativo. Atualmente, já são oferecidos 10 cursos.
Oito deles são frutos do convênio do Sindicato com o Senai - Matemática aplicada à mecânica, Desenho técnico mecânico, Eletricista instalador, Inspetor de qualidade, AutoCad 2D, Comandos elétricos, Redação técnica e NR-10 – e outros dois a partir da parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Técnico em Informática e Administração. A expectativa, no entanto, é que a partir de agora, com as novas instalações, o espaço atenda cerca de cinco mil alunos até julho do ano que vem. Para janeiro, já está acertada a abertura do curso de Segurança do Trabalho, num convênio com o IFSP. “Queremos consolidar nossas parcerias, com o Senai e o Instituto Federal, e fazer novos convênios com outras instituições. Já estamos conversando com a Fatec, por exemplo”, detalha Rafael Marques.
Dona Lindu- A escolha do nome da escola é uma homenagem à mãe do ex-presidente Lula, responsável pelo ingresso do filho no curso do Senai. Eurídice Ferreira de Melo era conhecida por todos como “Dona Lindu” e viveu em São Bernardo do Campo durante muitos anos, no bairro Paulicéia. “Foi ela que o levou a fazer o curso técnico e isso teve uma grande importância na vida dele. É nossa forma de homenagear o presidente, que é uma referência para nosso Sindicato, e também de lembrar o papel fundamental da educação na formação dos trabalhadores”, destaca Marques.
Ficha técnica
Inauguração da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”
Data: quinta-feira, dia 5 de dezembro
Horário: 18h
Local:Regional de Diadema - Avenida Encarnação 290 – Piraporinha – Diadema/SP
Assessoria de Imprensa do SMABC