• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Lula fala em homenagem à Paulo Freire em evento de centenário do educador

Centenário do educador será comemorado em uma live, que será transmitida pelo YouTube da CNTE, neste domingo (19), dia em que Paulo Freire celebraria o aniversário de 100 anos

Publicado: 17 Setembro, 2021 - 17h14 | Última modificação: 17 Setembro, 2021 - 17h19

Escrito por: CNTE

Memorial Virtual Paulo Freire
notice

O Centenário de Paulo Freire será comemorado em um evento virtual no formato live transmitido pelo YouTube da CNTE, neste domingo (19), dia em que o educador celebraria o aniversário de 100 anos. A programação se estende até segunda-feira (20).

A live será composta de ato político, pedagógico e cultural, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quatro ex-ministros da Educação do Brasil (Cristovam Buarque, Tarso Genro, Aloizio Mercadante, Renato Janine Ribeiro) e do atual ministro da Educação da Bolívia, Prof. Adrián R. Quelca Tarqui. Todos participarão do domingo, 19.

O ex-presidente Lula considera Paulo Freire um símbolo de resistência do Brasil na luta pela educação de qualidade para todos. “Paulo Freire é um personagem sem precedentes. Dizem que a cada século nasce um gênio em uma nação. Não sei se nascerão mais, mas Paulo Freire é o nosso. Eu tive o prazer e a honra de conviver com ele e comemorar seu centenário é comemorar sua história e legado”, destaca Lula.

A programação cultural conta com a presença de grandes artistas como Alceu Valença, Silvério Pessoa, Mariane Bigio e outros. Participarão, também de forma virtual, escritores como Mário Sérgio Cortella, Frei Betto e Leonardo Boff.

No dia 20 de setembro, educadores e lideranças sindicais de mais de 12 países debatem o legado de Paulo Freire, vozes do Continente Americano, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano.

O Evento é promovido pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

>> CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

A live pode ser acompanhada pelos dois links a seguir.

Dia 19 de setembro de 2021, a partir das 14h

Dia 20 de setembro de 2021, a partir das 9h