• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Lockdown em Araraquara reduz em um terço número de casos de Covid-19

Nos últimos três dias, o total de novas infecções despencou de 456 para 170, mas mortes continuam em alta. Autoridades esperam que em 10 dias haja melhores reflexos do distanciamento social no número de óbitos

Publicado: 10 Março, 2021 - 12h31 | Última modificação: 10 Março, 2021 - 12h42

Escrito por: Redação CUT

Prefeitura Municipal de Araraquara
notice

 

Quinze dias após o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), decretar lockdown total na cidade, a medida prova que essa é a saída para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de testes positivos de Covid-19 caiu para quase um terço do total registrado antes do período de restrição mais rígida na cidade. 

“A gente saiu de quase 50% dos testes positivados para 23%. Hoje, estamos colhendo os frutos do lockdown com a diminuição do número de casos”, afirmou a secretária Eliana Honain ao G1. “Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social.”

Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, que antecederam a aplicação das restrições totais, a cidade registrou 456 novos casos da Covid-19. Nos últimos três dias, o total de novas infecções despencou para 170.

O prefeito decretou o fechamento de todas as atividades não essenciais no município começou em 21 de fevereiro, quando os casos de Covid-19 subiram 80% do total de casos registrados em todo ano de 2020. O sistema de saúde começou a entrar em colapso com o aumento de pacientes com Covid-19 contaminados com a nova variante descoberta em Manaus (AM), mais contagiosa e fatal.

O lockdown permanece em vigor em Araraquara e as pessoas só podem sair de casa em caso de necessidade, mas com a redução das contaminações, desde o dia 27, os supermercados voltaram a abrir, até então só estavam autorizados a fazer entregas.

A circulação de carros é permitida apenas para aquisição de produtos e serviços definidos como essenciais por decreto municipal. Se não houver justificativa para a presença em via pública, o infrator tanto de carro quanto a pé, pode ser multado em R$ 120.

Mortes por Covid na cidade

Os reflexos do isolamento social no número de óbitos devem demorar cerca de dez dias, segundo avaliação da secretaria de Saúde de Araraquara.

Nesta terça-feira (9), foram registrados 47 novos casos, o que equivale a 23% das amostras analisadas na rede pública, mas o número de internações e óbitos segue em alta na cidade. Desde o último sábado (6), Araraquara registrou 24 mortes, o que elevou o total desde o início da pandemia a 258.

Araraquara tem 181 pacientes com Covid-19 internados, 75 deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação de leitos é 81% nas enfermarias e 93% nas UTIs.

Boletim epidemiológico de Araraquara.